Acadêmica de Pedagogia da Univel desenvolve projeto de reutilização de pneus com crianças do Cmei

Marinalda Boleto Anacleto, que é acadêmica do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Cascavel - Univel, colocou em prática um projeto de reutilização de pneus. Na proposta, alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Sol Nascente (Cmei), aprenderam mais sobre sustentabilidade, por meio da reutilização de materiais que iriam para o lixo. Entre os objetos desenvolvidos, estão um pula-pula, feito com pneu de trator e os artefatos de jardinagem, sendo eles, um sapo, o urso e o símbolo do Cmei, que é um sol; todos produzidos com pneu de carro. "Como ensinamos aos alunos a preservação do meio ambiente, nada melhor do que eles colocarem em prática esses cuidados, ainda mais com materiais que eles gostam de brincar", ressalta, Marinalda.

O projeto surgiu em uma aula de Educação Ambiental, primeiro os acadêmicos colocaram em prática a parte escrita da proposta, para depois fazer a coleta de materiais. A princípio, seriam desenvolvidos móveis feitos com os pneus, como puff, cadeira, mesa de centro, pia para lavabo, entre outros, "A professora Elaine Kronbauer, nos propôs desenvolvermos um projeto de ambiental em grupo, podendo ser do que os alunos escolhessem, então, eu propus para minha equipe que fizéssemos de pneus, mesmo porque é um material pouco utilizado como reciclado, porém, com várias finalidades na reciclagem".

O curso de Pedagogia da Univel é desenvolvido dentro das diretrizes do MEC e entre os temas propostos, um dos destaques é a Educação Ambiental. A coordenadora do curso, Patricia Grasel da Silva, explica que este projeto é a concretização do que o acadêmico estuda em sala de aula, "Nós preparamos o aluno durante os quatro anos de curso e para nós, o trabalho desta aluna materializa a seriedade da Univel na formação de professores".

Marinalda alerta para a importância de usar os pneus no ensino, para que os alunos brinquem, pulem, corram e assim desenvolvam as percepções motoras, "Fico radiante em perceber que eles usam esse material como brinquedo, quando esse mesmo material poderiam estar poluindo o meio ambiente"

01.12.2017

Curso de Pedagogia da Univel tem 88% de aprovação em concurso público de Cascavel
Finger Food, uma tendência da gastronomia, que é tema de evento para acadêmicos da Univel