Alunos da Univel começam a se preparar para o Projeto Rondon

A viajem acontecerá do dia 13 a 30 de julho na cidade de Quebrangulo, Alagoas

O Centro Universitário de Cascavel - Univel é uma das Instituições de Ensino Superior (IES) de Cascavel selecionadas para participar do Projeto Rondon. A iniciativa do Governo Federal, em parceria com IES reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa contribuir por meio de ações para o desenvolvimento local sustentável permanente das comunidades, principalmente na melhoria do bem estar social e na construção da cidadania. A operação, além de colaborar para a população local das cidades selecionadas, estimula o desenvolvimento social e ambiental, também proporciona uma experiência importante para os alunos.

A equipe formada por acadêmicos e professores já foi selecionada e contará com a participação do Coordenador dos cursos de Jornalismo e Fotografia e Professor Coordenador da Equipe, Anderson Costa, o Professor Adjunto, Giovani Pinheiro e os alunos, Aline Tauany Machado Krupeniski, Darci Ambrosio Ribeiro, Érica Cristina Guimarães Barros, Grassiela Pinho, Kássia Paloma Beltrame, Suélen dos Santos Barbosa, Talyson Byk Schinvelski e Wanderson Nunes Barbosa.

Os acadêmicos começaram a se reunir aos sábados para discutir o andamento do projeto e decidir as ações que serão realizadas na Operação Palmares, na cidade de Quebrangulo, Alagoas, onde se uniram com a equipe do Centro Universitário Hermínio Ometto - FHO de Uniararas, São Paulo. Quebrangulo é conhecida por ser a terra natal do escritor Graciliano Ramos e tem uma história marcada por enchentes que destruíram parte da cidade.

A aluna do curso de Direito da Univel, Aline Tauany Machado Krupeniski, se identificou de imediato com o projeto e está ansiosa para colocar em prática tudo o que aprendeu. “Estamos em fase de aperfeiçoar as oficinas, já temos definido o que cada aluno vai fazer lá, mas agora estamos estudando mais a fundo o que vai ser desenvolvido e proposto para a sociedade. Pretendo aproveitar ao máximo e oferecer o que tiver de melhor para o pessoal de Quebrangulo”, conta Aline.

No Projeto existem dois grupos, o Conjunto A, que reúne saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça, e o Conjunto B, que engloba as áreas de comunicação, tecnologia, trabalho e meio ambiente.  A Univel está enquadrada no Conjunto B e realizará oficinas, palestras e workshops. “Os alunos estão compartilhando seus conhecimentos, para entrar em contato com as outras áreas”, contou o Coordenador da equipe, Anderson Costa.

A viajem está marcada para o dia 13 de julho e os acadêmicos retornam no dia 30. O objetivo é que alunos e professores voltem e desenvolvam as mesmas atividades nas escolas próximas da Univel. “Achamos importante essa contrapartida em Cascavel, nós também temos população carente que precisa de atenção aqui perto”, explicou Anderson.

01.06.2018

Univel adere ao movimento Internacional Maio Amarelo