Alunos da Univel começam a se preparar para o Projeto Rondon

Alunos da Univel começam a se preparar para o Projeto Rondon

Alunos da Univel começam a se preparar para o Projeto Rondon

 

A viajem acontecerá do dia 13 a 30 de julho na cidade de Quebrangulo, Alagoas

O Centro Universitário de Cascavel - Univel é uma das Instituições de Ensino Superior (IES) de Cascavel selecionadas para participar do Projeto Rondon. A iniciativa do Governo Federal, em parceria com IES reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa contribuir por meio de ações para o desenvolvimento local sustentável permanente das comunidades, principalmente na melhoria do bem estar social e na construção da cidadania. A operação, além de colaborar para a população local das cidades selecionadas, estimula o desenvolvimento social e ambiental, também proporciona uma experiência importante para os alunos.

A equipe formada por acadêmicos e professores já foi selecionada e contará com a participação do Coordenador dos cursos de Jornalismo e Fotografia e Professor Coordenador da Equipe, Anderson Costa, o Professor Adjunto, Giovani Pinheiro e os alunos, Aline Tauany Machado Krupeniski, Darci Ambrosio Ribeiro, Érica Cristina Guimarães Barros, Grassiela Pinho, Kássia Paloma Beltrame, Suélen dos Santos Barbosa, Talyson Byk Schinvelski e Wanderson Nunes Barbosa.

Os acadêmicos começaram a se reunir aos sábados para discutir o andamento do projeto e decidir as ações que serão realizadas na Operação Palmares, na cidade de Quebrangulo, Alagoas, onde se uniram com a equipe do Centro Universitário Hermínio Ometto - FHO de Uniararas, São Paulo. Quebrangulo é conhecida por ser a terra natal do escritor Graciliano Ramos e tem uma história marcada por enchentes que destruíram parte da cidade.

A aluna do curso de Direito da Univel, Aline Tauany Machado Krupeniski, se identificou de imediato com o projeto e está ansiosa para colocar em prática tudo o que aprendeu. “Estamos em fase de aperfeiçoar as oficinas, já temos definido o que cada aluno vai fazer lá, mas agora estamos estudando mais a fundo o que vai ser desenvolvido e proposto para a sociedade. Pretendo aproveitar ao máximo e oferecer o que tiver de melhor para o pessoal de Quebrangulo”, conta Aline.

No Projeto existem dois grupos, o Conjunto A, que reúne saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça, e o Conjunto B, que engloba as áreas de comunicação, tecnologia, trabalho e meio ambiente.  A Univel está enquadrada no Conjunto B e realizará oficinas, palestras e workshops. “Os alunos estão compartilhando seus conhecimentos, para entrar em contato com as outras áreas”, contou o Coordenador da equipe, Anderson Costa.

A viajem está marcada para o dia 13 de julho e os acadêmicos retornam no dia 30. O objetivo é que alunos e professores voltem e desenvolvam as mesmas atividades nas escolas próximas da Univel. “Achamos importante essa contrapartida em Cascavel, nós também temos população carente que precisa de atenção aqui perto”, explicou Anderson.

Por: Núcleo de Comunicação

01.06.2018

Univel adere ao movimento Internacional Maio Amarelo
Aluna e colaboradora da Univel tem artigo selecionado para Congresso