Alunos de Engenharia Civil da Univel fazem visita técnica no Parque Nacional do Iguaçu e na Usina de Itaipu

Na visita, os acadêmicos acompanharam na prática os conceitos trabalhados nas disciplinas do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário de Cascavel - UNIVEL. Eles aprenderam as técnicas e os equipamentos utilizados no setor, conheceram mais sobre o dia a dia da profissão, e tiveram contato com profissionais da área. Participaram alunos do 2º e 3º semestre do curso, eles foram acompanhados pelos professores Cristiano Goulart, Carolina Corso e Marcus Barassal.

De acordo com o professor que é também coordenador do curso de Engenharia Civil da Univel, Cristiano Goulart, a visita técnica na Itaipu é uma parceria com a Itaipu Binacional, que oferece uma visita direcionada aos estudantes de Engenharia, "A oportunidade permite a visualização em operação de uma megaestrutura, além de detalhes técnicos da construção, panorama do cenário energético nacional e internacional, detalhes da parceria entre o Brasil e o Paraguai e um pouco da história da obra", ressalta. "Aprendi a parte de estrutura e de eletricidade e esse conhecimento vai me ajudar depois de formado porque eu conheci a maior obra de engenharia do Brasil", ressalta o estudante, Edmilson Botelho.

O Parque Nacional do Iguaçu, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), oferece a visita que permite aos estudantes uma aproximação com os conceitos de desenvolvimento sustentável e a integração entre empresa e o Parque Nacional do Iguaçu. Segundo Cristiano Goulart, o curso de Engenharia Civil promove periodicamente visitas técnicas em canteiros de obras, fábricas de materiais de construção e todos os locais do setor que possam dar oportunidade para que o acadêmico observe e aplique na prática os conceitos trabalhados e analisados em sala de aula, "Mais do que transformar a realidade através de projetos e edificações, o engenheiro civil em formação na Univel precisa fazê-lo de modo a causar o mínimo de interferência e impacto no meio ambiente".

Uma nova visita irá acontecer em março de 2018, o acadêmico, Matheus Pereira, conta que já se programou para ir mais uma vez, "A viagem foi espetacular, eu vou de novo, o conhecimento que eu tive do funcionamento da Usina é único, lá eu tive a certeza que o curso de Engenharia não tem limites".

09.11.2017

Enem na Faixa, uma Super Revisão na Univel