Da sala de aula para o mundo: Univel forma novos profissionais

A temporada de colações de grau na Univel, marcou o início de um novo ciclo na vida dos formandos

O tapete vermelho no hall de entrada sinalizava que as noites daquela semana receberiam convidados especiais. Olhares atentos, mãos suadas e um misto de ansiedade com alegria, sentimento difícil de explicar. Reunidos no salão de festas do Tuiuti Clube, eles estavam prontos para viver um dos momentos mais marcantes das suas vidas. Estava aberta a temporada de colações de grau das turmas 2017 do Centro Universitário de Cascavel-Univel.

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, foram os primeiros a pisar no tapete vermelho. Familiares, amigos e pessoas importantes estavam presentes para compartilhar da alegria. “Esperei muito por esse dia. A sensação que estou sentindo hoje é maravilhosa, foram quatro anos estudando e consegui alcançar meu objetivo. Vou sentir saudade da faculdade e das amizades”, diz a formanda em Administração, Priscila Tamara Bueno.

Orgulho era pouco para os pais que assistiam a cerimônia com os olhos cheios de lágrimas. Alguns até tentavam disfarçar, mas qual o pai que não se emociona em ver o filho concluindo um curso superior? Roberto Marquezim pai da formanda em Administração, Beatriz Marquezim estava radiante. “É um sonho ver minha filha se formando. Saber que através da graduação ela vai contribuir com a sociedade para um mundo melhor. Quero agradecer a Univel que certamente é uma das melhores instituições de ensino de Cascavel”, afirma Roberto.

A formanda de Jornalismo, Beatriz Regina Ebbing conta que foi preciso persistência. “Depois de tantos anos de batalha o grande dia chegou. É preciso muita força de vontade para conseguir. Olho para trás e vejo como foi importante ter optado pelo caminho do estudo e da evolução. Viveria tudo novamente!”, afirma Beatriz.

O conhecimento abre portas

No segundo dia de colação, foi a vez das turmas de Tecnologia em Gestão Comercial, Gestão Financeira, Logística e Processos Gerenciais, turmas presencial e EAD. Sonia Maria Felix, mãe da formanda em Gestão Financeira, Luana Carolina Felix Ferreira, relata sobre uma realidade bastante comum no mundo acadêmico. “A Luana trabalhava durante o dia e estudava a noite e mesmo com toda dificuldade conseguiu se formar. Meu coração está batendo forte, como mãe é muita alegria ver minha filha formada. Os acadêmicos precisam ser perseverantes, mesmo nos dias tristes. Toda a dificuldade faz de nós pessoas mais fortes e independes”, afirma Sonia.

Um dos momentos mais esperados de uma colação de grau é a revelação do aluno laureado, aquele que conquistou a melhor nota da turma. Além de homenageado, na Univel o aluno laureado ganha uma bolsa de pós-graduação para incentivar a continuidade do estudo. Diogo Fernando Ferreira, formando de Gestão Comercial, viu seu esforço sendo recompensado. “Quando escutei meu nome quase não acreditei, estou honrado! Estudei muito e hoje tive a prova de que valeu a pena. Agradeço a Univel pela oportunidade de aprender e poder continuar estudando”, comenta Diogo.

Direito em peso

A Univel formou em 2017 cinco turmas de Direito, que agora estão preparados para fazer a difereça. “É um orgulho para todos nós da Univel assistirmos nossos alunos finalizando o sonho de concluir a graduação e grande parte deles inclusive já terem sido aprovados na OAB, estando aptos para exercer a profissão de advogados ou ainda de diversas outras carreiras jurídicas. Temos certeza que excelentes novos profissionais ingressam no mercado novamente esse ano!”, diz a coordenadora do curso de Direito, Caroline Buosi Velasco.

Neusa Evangelista de Carvalho, tia da formanda em Direito, Jhenifer Araújo conta que ver a sobrinha formada é um orgulho para a família. “Nós passamos por muita dificuldade para conseguir estar aqui hoje. Somos de Ubiratã, foram cinco anos de incansáveis viagens até a faculdade. Meu sonho sempre foi cursar direito, mas infelizmente não consegui realizar. Diante disso dei todo o apoio para minha sobrinha, para que ela se tornasse uma profissional da área, conquista mais que merecida!”, conta Neusa.

Último dia

No último dia da temporada de colações da Univel, foi a vez dos cursos de Artes, Pedagogia, Gastronomia, TADS e Gestão de Recursos Humanos turmas presencial e EAD. Em um discurso emocionante, Igor Antônio da Cunha, formando de Artes e também aluno laureado, falou sobre a importância de fazer da profissão uma ferramenta de transformação para o mundo. “É uma vitória cursar minha primeira graduação, receber meus familiares e amigos para compartilhar esse momento. Tenho orgulho do meu curso e vou lutar sempre pela valorização da minha profissão. Faça a sua parte, ajude, retribua, dê o seu melhor, o mundo precisa de profissionais que querem fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Igor.

O Centro Universitário de Cascavel-Univel tem como prioridade a qualidade do ensino, bem como a preocupação de formar profissionais éticos e que sejam acima de tudo humanos. “Para nós é uma alegria ver essa nova leva de profissionais saindo da Univel. Eles sabem a importância de serem seres humanos honestos, éticos e competentes nas suas áreas. Estamos orgulhosos com mais essa missão cumprida”, diz o diretor administrativo, Lucas Silva.

31.01.2018

Colação de Grau - Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social