Ex-ministro da Agricultura no Brasil ministra aula magna na Univel

Ex-ministro da Agricultura no Brasil ministra aula magna na Univel

Ex-ministro da Agricultura no Brasil ministra aula magna na Univel

 

Roberto Rodrigues deixou uma mensagem de reflexão para os estudantes

Com o tema “O Brasil na segurança alimentar global” o Centro Universitário de Cascavel – Univel recebeu nessa sexta-feira, 9 de março, para aula magna dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Administração, o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Brasil, Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV-EESP e Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo, Dr Roberto Rodrigues.

A aula magna iniciou com uma reflexão sobre a importância do agronegócio para o Brasil e o mundo, assim como a relevância do trabalho do agricultor no cotidiano da população. “As pessoas esquecem que é do agronegócio que vem nossa alimentação. Além de garantir a produção dos alimentos, o trabalho do agricultor também faz parte da cadeia de produção das roupas que vestimos. Para o processo de fabricação de uma calça jeans, por exemplo, é necessário que primeiramente se plante o algodão e esse processo começa no campo”, explica Roberto.

Curiosos e atentos, alguns alunos aproveitaram o momento para fazer  perguntas ao ex-ministro. Cláudio Roberto Loma, é aluno de Agronomia e entende a vinda do ex-ministro ao Centro Universitário de Cascavel - Univel como uma experiência enriquecedora. “As colocações que vimos hoje foram bastante interessantes, pois são informações que esclarecem nossa visão de como será o futuro do agronegócio. Escolhi estudar Agronomia por ser uma área que me identifico e participar de aulas como essa expande nosso conhecimento”, afirma Cláudio.

Tecnologia no campo

Do ponto de vista tecnológico, o ex-ministro argumentou sobre a importância da participação das cooperativas no processo de ajudar o homem do campo a utilizar a tecnologia a seu favor. “É espetacular o que estão fazendo com a tecnologia, temos que nos preparar para saber como aproveitá-la. Estamos vivenciando uma onda tecnológica brutal e que se não for bem administrada, poderá afastar os pequenos agricultores. Acredito que as cooperativas têm um papel fundamental de funcionar como um para-raio das novas tecnologias, recebendo e transmitindo ao homem do campo”, ressalta Roberto.

Cooperativas presentes

As cooperativas Copacol, Coopavel e Lar estavam presentes no evento, sendo representadas pelos seus presidentes. “A Univel trouxe um dos maiores especialistas do Brasil para falar de agronegócio. A abertura do curso de Agronomia é um momento muito importante para a região Oeste paranaense, pois significa que teremos uma excelente formação de especialistas da área, preparados por uma instituição que é reconhecida pela qualidade do ensino e alta capacidade do seu corpo docente”, expressa o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Mensagem aos estudantes

Para a coordenadora do curso de Agronomia da Univel, Vanessa Taques Batista Josefi, o compartilhamento da experiência do ex-ministro com os alunos foi de extrema relevância. “O Dr Roberto Rodrigues tem uma experiência significativa, um conhecimento amplo em agronegócio e funcionamento das cadeias produtivas. Foi um incentivo aos alunos, para que sigam firmes no seu propósito de estudo, pois certamente no final os objetivos almejados serão alcançados”, afirma Vanessa.

Com simplicidade, no final da aula magna o ex-ministro deixou uma mensagem de reflexão para os estudantes. “Quero dizer para vocês jovens que acima de tudo façam o que vocês sabem e gostam. Para dar certo na vida é preciso gostar daquilo que se faz! A sorte existe e para tê-la é necessário trabalho e perseverança, por isso ajude a sorte”, orienta o ex-ministro.

Ele ainda complementa aconselhando os jovens a viverem a vida intensamente. “Tenham alegria em viver, vivam todos os dias por inteiro, para não dar saudade. Saudade é um sentimento de quem não estava presente no momento. Trate todas as pessoas bem, e se errar não tem problema, aprenda com seus erros e tente de novo”, finaliza Roberto.

Galeria de Fotos

 

Por Núcleo de Comunicação 12.03.2018

Projeto Grupo Geração da Univel proporciona bem-estar a idosos
Aula Magna de Direito na Univel é realizada com inovação e criatividade