Gastronomia Univel Solidária oferece refeições a pessoas carentes e moradores de rua

Duas colheres de sopa de sonho, uma boa pitada de solidariedade, meio quilo de iniciativa, dois pacotes atitude, um punhado de parceria, um copo de determinação, força de vontade e muito amor ao próximo. Com tantos ingredientes de qualidade, só poderia resultar em um projeto como o Gastronomia Univel Solidária – combatendo o desperdício de alimentos.

A coordenadora do curso de Gastronomia, Raquel Goreti Eckert Dreher, com o apoio e parceria da Univel, colocou em prática, um sonho que muitos de nós falamos em fazer, mas que, por vários motivos deixamos para amanhã ou nunca fazemos. Ela usou a sua formação como ferramenta para ajudar pessoas carentes e moradores de rua, servindo refeições dignas e de qualidade feitas a partir do reaproveitamento de sobras limpas de alimentos. "Acho que a gente veio ao mundo para ajudar as pessoas e essa foi a forma que eu encontrei de fazer a minha parte", afirmou Raquel .

Segundo levantamentos, o Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos em condições de consumo, e, em contrapartida, muitas pessoas morrem de fome todos os anos. O projeto também busca inserir e conscientizar os acadêmicos do curso de Gastronomia, na vida sociocultural, fazendo com que venha a somar no crescimento e desenvolvimento dos mesmos na caminhada para uma boa formação. "Como professores precisamos apresentar aos alunos esta realidade e incentivá-los a olhar e colocar-se no lugar do outro ", comentou a professora.

Tendo em vista o crescente desperdício de alimentos e o número de pessoas que não tem condição social e financeira para uma alimentação adequada, o projeto visa aproveitar as sobras limpas de hortifruti, como verdura, legumes e frutas, das aulas práticas de Gastronomia e, de supermercados e feirantes de Cascavel,  para semanalmente, preparar comida para distribuir a pessoas carentes e moradores de rua da cidade. Assim como, conscientizar a comunidade em geral quanto ao desperdício de alimentos e seu impacto social e ambiental. "Nós conseguimos algumas parcerias com supermercados e feirantes para o projeto, que nos fornecem hortifrutis que não servem mais para comercialização, mas que estão em boas condições de consumo. Então toda semana a gente busca essas doações, selecionamos, processamos e uma vez por semana preparamos uma refeição completa e oferecemos a quem precisa em um ponto da cidade", relatou Raquel, acrescentando que  "o projeto vai  atender as demandas de todas as regiões do município, sendo um por semana".

A professora ressaltou que os insumos secos como, arroz, feijão, etc e, as carnes, ainda estão sendo comprados pela Univel. "A instituição está fornecendo os ingredientes que ainda não conseguimos com parcerias. No decorrer do projeto pretendemos ter parceiros que colaborem com esses insumos. Sem falar que doações voluntárias também são muito bem-vindas".

Quem quiser colaborar ou se tornar um parceiro do projeto, pode entrar em contato com a coordenação do curso de Gastronomia, pelo telefone (45) 3036-3619 ou no e-mail gastronomia@univel.br

25/05/2017

Alunos de pedagogia recebem palestra sobre Pedagogia hospitalar
TV Creare entrevista jogador do Baltimore Blast