Graduação da Univel promove palestra inspiradora

Todos os anos, no início do semestre, os coordenadores de cursos da Univel, trazem para os seus alunos , palestras motivacionais e inspiradoras com temas relacionados a graduação e ao mercado de trabalho.

Na noite de terça-feira (07), os alunos dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - TADS, Pedagogia e Artes, participaram de uma palestra pra lá de inspiradora. Uma verdadeira lição de vida e superação e, prova de que, só quem ousa ultrapassar os limites consegue vencer todo e qualquer obstáculo.

O palestrante da noite foi Cleverson Leocir Rossi, formado em Sistemas de Informação, pela faculdade Iguaçu, de Capanema, pós Graduado em Tecnologia Java, pela UTFPR. Cleverson trabalha como programador Java em uma empresa de Software e Serviços de Pato Branco. Até aí tudo bem, mas o que ninguém sabe é que ao nascer, por falta de oxigênio na hora do parto, teve uma paralisia cerebral e, por isso, tem muitas dificuldade para se comunicar e se movimentar.

No entanto, nem toda dificuldade enfrentada, foi empecilho para que ele desistisse. Suas palestras são diferentes de qualquer outra, pelo fato de que não necessita ficar buscando fatos e histórias dos outros para motivar as pessoas, pois vive e sente o que a motivação e a determinação é capaz de fazer na vida de uma pessoa.

Cleverson diz que busca na família, inspiração e força para superar todas as barreiras, "se não fosse minha família me apoiar, eu estaria em cima de uma cama ou numa cadeira de rodas, como os médicos diziam que ia acontecer".

Como ele tem muita dificuldade em falar, ele constrói suas palestras escrevendo o texto, depois utiliza um sintetizador de voz para converter esse texto em áudio. Em seguida monta a apresentação das palestras em slides com os áudios e imagens.

De acordo com o coordenador do curso de TADS, Éder Magalhães Machado, o objetivo da palestra é mostrar aos acadêmicos que fazer uma graduação não é só por obrigação, que você tem que buscar alcançar seus sonhos e vencer as barreiras que são impostas. "Nós quisemos trazer alguém que realmente superou as dificuldades, que é uma prova de vida, do que a gente consegue alcançar quando há motivação, pois motivação não é só dinheiro, é superar barreiras e provar que ele consegue o que qualquer pessoa consegue. Que não existe limitação, a limitação está na nossa cabeça. O mais ou menos, somos nós que criamos, não é algo imposto", destacou o professor.

Graduação da Univel promove palestra inspiradora

Dia da responsabilidade Social - 2015