Laboratório de dança da Univel é palco para a criatividade da turma de Pedagogia

Sabe aquela aula diferente, que tem aprendizado e diversão? No curso de Pedagogia do Centro Universitário de Cascavel - Univel, a mistura da teoria com a prática, da aula de Tópicos integradores em educação: Brinquedoteca, com o professor Anderson Paisca, resultou em uma proposta, onde os alunos reformularam brincadeiras tradicionais, por meio de paródias e com materiais recicláveis. Anderson explica, que na avaliação prática os acadêmicos do 4º semestre fizeram esse resgate, para fazer uma ponte para a socialização, "Em uma das brincadeiras, eles fizeram perguntas em dupla, encima de um tabuleiro gigante, que ficou no chão, e quem respondeu mais questões atravessou a ponte sem ter um vencedor". De acordo com a aluna, Mara Bassanom, foi um resgatate da infância, "O aprendizado foi imenso e apresentar os brinquedos produzidos, foi voltar a ser criança e entender o que eles sentem quando nós professores levamos algo novo; é um momento de surpreender as crianças".

A atividade aconteceu no Laboratório de Dança da Univel, com competitividade horizontalizada, que é onde ninguém ganha e ninguém perde, "O importante é mostrar que estamos em uma sociedade onde precisamos reconhecer nosso lugar, respeitando o espaço do outro; isso melhora a avaliação social do aluno e do professor", ressalta Anderson. "Para nós, pedagogos em formação, não há maneira mais sensata de se autoavaliar do que em uma experiência prática, mesclando o que é estudado na teoria, com o que aprendemos no cotidiano; dentro da sala de aula", comenta a aluna, Amanda Sartori da Silva.

" A avaliação prática, nos concedeu a oportunidade de exteriorizar as habilidades que talvez antes não eram conhecidas, nos oportunizou reconhecer o poder da imaginação", enfatiza a acadêmica, Bruna Resende. Segundo a acadêmica, Mayara Dalcol, a aula prática é de extrema importância para a formação da turma, "Nossa experiência foi utilizar brinquedos, trazer mais dinâmica e acrescentar interação nos conteúdos, mais troca entre os alunos deixou a aula mais leve e incrível”.

O curso de Licenciatura da Univel, prepara professores para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além da Gestão de Processos de Ensino e Aprendizagem em espaços formais e informais de educação. A coordenadora, Patricia Grasel da Silva, ressalta, que por ser um curso de essência pedagógica, um dos conteúdos que é muito explorado ao longo dos semestres é o conceito de avaliação, com o objetivo de que os alunos tenham a oportunidade de ter experiência com a linguagem, por meio do lúdico, "Trata-se de uma prova prática, em que a escrita em folha, foi substituída pela criatividade e expressão corporal dos alunos, tudo com intencionalidade pedagógica". A acadêmica, Letícia de Oliveira, conta, que foi maravilhoso colocar em prática um trabalho realizado pelos próprios estudantes, "Tivemos uma abertura muito bacana por parte do professor Anderson, que nos proporcionou duas formas de avaliação, contando com diversas experiências que poderemos utilizar em nossa vida profissional".

07.12.2017

Univel lança versão digital da Revista de Estudos Jurídicos e Sociais