Mais de 90% dos cursos da Univel tem nota 4 no Enade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, entidade vinculada ao Ministério da Educação - MEC que é o responsável por avaliar a qualidade do ensino superior das faculdades, centros universitários e universidades, como também, os seus cursos de graduação, divulgou esta semana, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade 2015 e os Indicadores de Qualidade da Educação Superior, em todo o País.

No Brasil, foram avaliados um total de 8.121 cursos de graduação, destes, 670 no Paraná e 32 em Cascavel. Do total de cursos avaliados no País, apenas 23,8% dos cursos obtiveram notas de referência em qualidade, ou seja, alcançaram conceitos 4 e 5 no Enade, sendo 18,8% com nota 4 e apenas 5% com nota 5. No nosso Estado, o número de cursos com notas 4 e 5 foi um pouco maior, de 30%. Já Cascavel se destaca, com 59% dos cursos superiores considerados de excelência. A escala de avaliação do Enade vai de 1 a 5, sendo que, os cursos que obtiveram nota 1 e 2 são tidos como insatisfatórios, já os avaliados com notas 4 e 5 são destacados como referência.

Um dos focos da avaliação do Enade, é orientar o estudante na busca de instituições de excelência e, por isso, vale ressaltar que dos 59% dos cursos avaliados como de excelência em Cascavel, mais de 50% são da Univel. Dos 10 cursos avaliados na instituição, 9 deles obtiveram nota 4, ou seja, 90% do total dos seus cursos.

Com esse resultado, a Univel reafirma sua qualidade no ensino e aprendizagem, juntando-se a um distinto grupo de IES de excelência em Ensino Superior no País, com nenhum dos seus cursos de graduação, com conceitos avaliados pelo MEC como insatisfatórios.

A avaliação

Os cursos são avaliados a cada três anos, chamados de Ciclos Trienais Avaliativos ENADE aplicado a estudantes nas áreas definidas anualmente por Portaria Ministerial, também conhecidos por Ciclos Ano I, Ano II e Ano III.

No ano de 2015, Ciclo Ano III que tiveram seus resultados divulgados nesta semana, foram avaliadas as áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins, Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design, compreendendo 26 áreas avaliadas, 8.121 cursos e mais de 549 mil alunos que fizeram as provas.

No trienio 2013/2015, a Univel se destaca. Mais de 92% dos cursos obtiveram índices de excelência.

Os cursos avaliados na Univel

Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Jornalismo, Logística, Processos Gerenciais e Recursos Humanos.

Graduação da Univel promove palestra inspiradora
Chef Italiano ministra aulas sobre culinária internacional para Gastronomia Univel