Missão cumprida: Professores e alunos da Univel retornam do Projeto Rondon

As ações terminaram, mas na reta final os alunos e professores da Univel tiveram muito trabalho e a certeza de que fizeram a diferença

Os professores e alunos do Centro Universitário de Cascavel - Univel realizaram um trabalho focado com as empresas locais de Quebrangulo, Alagoas. Na semana passada, durante as noites, foi realizado uma capacitação de empreendedorismo, onde diariamente era abordado um tema diferente, como plano de negócios, marketing, gestão financeira, atendimento, entre outros. Ao final, três empresas foram sorteadas para receber consultoria individual.

Além do atendimento personalizado, os alunos Suélen dos Santos Barbosa e Talyson Byk Schinvelski também ensinaram a oficina sobre empreendedorismo para os estudantes do ensino médio da região. Foram duas tardes tratando sobre plano de negócios e o micro empreendedor individual.

A oficina de audiovisual ficou por conta dos alunos Darci Ambrosio Ribeiro e Kássia Paloma Beltrame, que ajudaram estudantes do ensino médio a desenvolver um estabilizador caseiro para celular. “O pessoal de lá foi muito caloroso e amoroso, eles têm uma vontade enorme de aprender coisas novas, ensinei na oficina de fotografia e audiovisual e com o pouco que eu mostrei eles já melhoraram a visão da própria cidade”, contou a estudante de Fotografia, Kássia Paloma Beltrame. Durante a noite ainda aconteceu uma capacitação com os professores, onde foi discutido o perfil do aluno pós-mídias digitais.

A oficina da Rádio Rondon, do professor Giovani Pinheiro, realizou diversas ações durante os dias, com o propósito de comunicar as novidades e ainda algumas capacitações online. A oficina de artesanato, das alunas de artes, foi responsável por ministrar aulas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). “Foi muito gratificante, no início o meu objetivo era contribuir para o desenvolvimento daquela comunidade, mas ver aquela realidade me fez rever alguns conceitos”, explicou a aluna de Artes, Jhenifer Duarte.

Para que esse Projeto seja lembrado, os alunos construíram um marco na cidade, um tampo de mesa em mosaico que levou o nome do Projeto Rondon e das Instituições de Ensino Superior participantes, a Univel e a FHO (Centro Universitário Hermínio Ometto). “Quando chegamos lá, nós fizemos uma dinâmica em que dobrávamos um papel no formato de uma camisa e lá deveríamos descrever uma palavra para resumir a experiência e eu escrevi realização”, contou o estudante de Publicidade e Propaganda, Darci Ambrosio Ribeiro. Nessa segunda-feira, dia 30 de julho, os alunos e professores voltaram para suas casas com a sensação de dever cumprido.

As fotos foram registradas pelo Coordenador dos cursos de Jornalismo e Fotografia da Univel, Anderson Costa.

01.08.2018

Univel participa da 4ª Edição do Show Pecuário com Medicina Veterinária e Agronomia
Univel leva cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo para a 4ª Edição da Expo Construindo