Processos Gerenciais da Univel promove atividades de conclusão da disciplina de Projetos experimentais

Acadêmicos do curso de Processos Gerenciais do Centro Universitário de Cascavel - Univel, elaboraram trabalhos da matéria a partir de estudos de caso, em empresas de vários segmentos. Os temas propostos foram Aliança estratégica, Balanced Scorecard, Estratégia de internacionalização e Planejamento estratégico. O coordenador do curso, Osvaldo Mesquita Junior, explica, que existem várias formas de apresentação dos projetos experimentais e que a deste semestre, foi um estudo de caso em um documento escrito, com a sustentação oral deste trabalho, "Na apresentação escrita é possível avaliar como esta o nível de conhecimento de metodologia, das regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da produção de texto dos acadêmicos. Já a sustentação oral, é importante no processo de avaliação para analisar a postura e linguagem técnica do futuro gestor de processos gerenciais", ressalta.

A equipe de estratégia de internacionalização apresentou um trabalho diferente, que não é comum na região Oeste. O acadêmico, Christian Paez explica que a abordagem foi voltada para a área de tecnologia, por se tratar de uma empresa que tem potencial e demanda para internacionalizar, "Para nós, enquanto acadêmicos, foi um trabalho muito produtivo, porque vimos conceitos que a gente não vivencia, como Join Inventory, que é a união de duas empresas, que tem como objetivo o menor custo possível".

Na equipe de Planejamento estratégico, eles chamaram a empresa de "Omega", um nome fictício, dado por eles, para um empreendimento que já existe no mercado. Segundo o aluno Leonardo Machado da Silva Junior, o grupo escolheu esta empresa para levantar o máximo de informações. Eles observaram que existem pontos do Planejamento estratégico que são definidos, pontos que podem ser melhorados e deram como sugestão o conceito de Balanced Scorecard (BSC), que é um modelo de gestão, para auxiliar a empresa a longo prazo, "Você tem que saber no que você é bom e no que você é fraco para planejar".

No Estudo de planos estratégicos de negócio, da "Espaço Frio", o grupo pensou na elaboração de um trabalho de logística diferente, com isso, eles analisaram a empresa que trabalha com produtos que são refrigerados em baixa temperatura. Para o acadêmico Gilmar Both, foi possível comparar a teoria com a prática, "O custo deles é maior por causa do gasto com energia e o que chamou a atenção é o fato de um negócio que está faz 15 anos no mercado e é de grande porte, com R$ 10 milhões de faturamento por ano, não ter planejamento estratégico definido".

A equipe que apresentou a Elaboração de um Balanced Scorecard, optou por uma empresa do ramo alimentício. Segundo a aluna, Gabriele de Souza, a escolha de um negócio tradicional (familiar), mostrou as dificuldades para elaborar estratégias a longo prazo, "Foi um aprendizado muito grande, a gente viu a importância de repassar o conhecimento, de saber delegar funções e de deixar os colaboradores terem mais participação nas decisões". De acordo com o coordenador, Osvaldo, as empresas familiares sentem receio no que diz respeito a mudanças, "Tem que educar a corporação para quando o gestor não está lá, tem que ter planejamento, porque tem o tempo de vida de uma empresa é maior que o tempo de vida das pessoas".

O grupo que abordou a Aliança estratégica entre a via varejo S/A e a transportadora Trans Lichmann, mostrou o sucesso de um bom planejamento, como é o caso da união da transportadora que presta serviço para as casas Bahia. De acordo com o aluno, Jean Rodrigo Machado, eles entenderam como funciona uma aliança estratégica para  a melhoria de duas empresas, "É uma ótima estratégia para reduzir custos sem demitir funcionários e ainda melhorar o setor".

O foco das apresentações foi em administração estratégica, fazendo análises de missão, visão e valores, funcionamento da empresa e o planejamento estratégico. O coordenador Osvaldo avalia a atividade como positiva para a formação dos futuros profissionais, "A disciplina melhora o senso crítico do futuro gestor, para que ele possa, por meio da teoria, encontrar soluções para os problemas que foram identificados durante o processo de análise do caso".

Por : Núcleo de Comunicação

05.12.2017

Voluntários da Univel levam assistência jurídica para famílias e pacientes em tratamento no Uopeccan
Curso de Administração da Univel faz encerramento do ciclo dos projetos integradores