Projeto ConstRua Cidadão recebe curso sobre aproveitamento de alimentos

Projeto ConstRua Cidadão recebe curso sobre aproveitamento de alimentos

Projeto ConstRua Cidadão recebe curso sobre aproveitamento de alimentos

 

Na última quarta-feira (25), o curso de Gastronomia da Univel, em parceria com a Prefeitura de Cascavel, ministrou um curso para os participantes do Projeto ConstRua Cidadão, com o tema “Aproveitamento integral dos alimentos”. O objetivo do curso é ensinar os participantes a dar melhor aplicação aos alimentos, diminuindo o desperdício.

A professora Gabriela Guedes, que é nutricionista e gastrônoma, explicou que o desperdício de alimentos é bastante questionado hoje em dia, isto porque, uma grande parte das preparações, embora muito nutritivas, são consideradas dispensáveis. “Tudo a gente pode utilizar e fazer pratos e alimentos maravilhosos”, explica. 

Além do benefício do aproveitamento, a preparação dos alimentos é um momento de lazer para os participantes. “Cozinhar envolve sentimento, respeito ao alimento, ao que eles plantam e podem colher. Alguns momentos de prazer que muitos deles não tinham mais, não sentiam mais isso”, ressalta a Gabriela.

Assim como para quem aprende, a atividade também faz bem a quem ensina. “A gente vê que está ajudando pessoas que precisam, tem vontade de aprender, de crescer, de ter algo na vida”, completa a professora. Os participantes também receberam uma aula sobre agricultura agroecológica, no Centro Pop, com a professora Vanessa Taques, da Univel.

O ConstRua Cidadão é um projeto da Prefeitura de Cascavel, voltado a jovens e adultos em situação de rua, e busca promover a qualificação e a inserção no mercado formal de trabalho. Os 13 acolhidos pelo programa residem no Centro de Referência Especializado para População de Rua - Centro Pop, durante o período de especialização.

Por: Núcleo de Comunicação

30.05.2017

TV Creare entrevista jogador do Baltimore Blast
Univel e EMAP realizam o XV Congresso de Direito