Projeto Grupo Geração da Univel proporciona bem-estar a idosos

O grupo existe há 15 anos e atualmente atende mais de 100 idosos

Proporcionar conhecimento, bem-estar e atividades que beneficiam o corpo e a mente dos idosos é o propósito do Projeto Grupo Geração, idealizado pelo reitor do Centro Universitário de Cascavel - Univel, Renato Silva. O projeto vem mudando a vida de senhores e senhoras com mais de 60 anos, que reúnem-se todas as segundas-feiras para participarem de aulas com temas variados e praticar atividades físicas. “A Univel se preocupa com a valorização dos idosos, e esse projeto é uma forma de contribuirmos com a sociedade, para valorizar e agradecer a essas pessoas”, explica a coordenadora do Projeto Geração, Ódina Silva.

Aprendendo sempre

Para incentivar a busca pelo conhecimento, os idosos tem aulas de psicologia, economia, sociologia, português, matemática e outros temas atuais com os professores da Univel. Sempre que possíveis profissionais da área da saúde, como fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e geriatras são convidados para dar palestras de orientação ao cuidado com a saúde. “O intuito é levar conhecimento para os idosos, procuramos trazer temas interessantes, que realmente vão fazer a diferença na vida deles”, reforça Ódina.

Nova perspectiva de vida

O Grupo Geração já atendeu casos de idosos em quadro de depressão e que encontraram no grupo motivação para continuar a vida com alegria. “Muitos idosos chegaram aqui tristes, achando que não tinham mais motivos para viver. Com o tempo eles passaram a enxergar o mundo com uma nova perspectiva, se valorizando e criando um sentimento de renascimento, com a consciência de que ainda está em tempo de aproveitar as coisas boas que a vida tem para nos oferecer”, afirma a coordenadora.

Como participar

Para participar do Grupo Geração, o(a) interessado(a) pode entrar em contato pelo telefone (45) 3036-3664. Devido a grande procura, inicialmente o nome do idoso fica em uma fila de espera e com o surgimento da vaga é entrado em contato para que ele inicie as atividades no grupo. “Participar desse grupo é muito bom, estou aqui desde o início. Somos unidos, sempre estamos juntos ajudando uns aos outros. A parte que eu mais gosto é das viagens e de jogar baralho. A vida continua e eu amo viver!”, conta a idosa Olga Cortes.

Por Núcleo de Comunicação 12.03.2018

Galeria de Fotos

Mostra de Cinema Universitário da Bienal Internacional de Curitiba é realizada na Univel
Ex-ministro da Agricultura no Brasil ministra aula magna na Univel