Institucional

Imprensa

Univel organiza evento de Direito na Espanha

 

O evento tem o objetivo de debater temas relacionados ao Direito do Trabalho e os efeitos das reformas ocorridas tanto no Brasil como na Espanha

Na busca pelo fortalecimento da educação no cenário internacional, o Centro Universitário de Cascavel-Univel, é uma das instituições organizadoras do II Coloquio Hispano Brasileiro de Direito do Trabalho e Reformas, evento que acontece na Espanha nos dias 5 e 6 de fevereiro. O propósito é oportunizar a integração entre a Univel com outras instituições nacionais e estrangeiras, a fim de estreitar laços acadêmicos para futuras cooperações no campo educacional. “É muito relevante para a Univel estar envolvida em eventos internacionais, tendo em vista que podemos trazer experiências do Direito comparado aos nossos professores que serão retransmitidas aos nossos alunos. Além disso, o curso de Direito da Univel passa a ser representado em instituições importantes reconhecidas em nível nacional, elevando nosso curso e tornando nossa instituição conhecida inclusive em outros países”, explica a coordenadora do curso de Direito, Caroline Buosi Velasco.

Brasil e Espanha

O evento é organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil), pelo Centro Universitário Univel (Brasil) e Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Tem o apoio do Escritório de Advocacia Abdón Pedrajas & Molero, da Espanha e do Iberojur de Portugal. A Univel será representada pela professora de Direito, Elizabet Leal da Silva, que sente-se honrada em participar de um evento de cunho internacional. "Para mim sem dúvida é uma grande honra representar o Centro Universitário Univel. É uma valiosa oportunidade de desenvolver parcerias que possam trazer para os nossos alunos um canal de integração internacional, seja na participação de congressos e jornadas de estudos fora do país", contextualiza Elizabet.

Origem do evento e participação

O II Coloquio Hispano Brasileiro de Direito do Trabalho e Reformas, foi criado a partir dos estudos de doutorado e pós-doutorado das professoras do Centro Universitário – Univel, Elizabet Leal da Silva e Denise Pires Fincato, com a participação na primeira edição dos professores espanhóis Jesus Lahera Forteza, Juan Carlos García Quiñones, Margarita Tarabini Catellani Aznar entre outros. 

A primeira edição do evento resultou dos estudos que a professora Elizabet  desenvolveu na Espanha, onde no mesmo período a professora Denise Fincato da PUCRS, também realizava seus estudos de pós-doutoramento. “Foi em um diálogo que surgiu a ideia. Contou ainda com a participação de outros estudantes de doutorado e mestrado, como a Manoela Bittencourt, Leiliane Vidaletti e Carla Evelise Justino Hendges”, conta Elizabet.

Cenário Internacional

O Direito do Trabalho tem muitas peculiaridades próprias em cada país, porém a base protetiva do trabalhador é muito próxima nos diversos ordenamentos jurídicos. É importante lembrar que a conquista dos direitos dos trabalhadores é resultado de diversas lutas desenvolvidas pela classe trabalhadora. “O Brasil sendo uma nação relativamente jovem principalmente em relação a Europa, tem muito à aprender, principalmente como trabalhar com os momentos de crise, onde são necessárias grandes mudanças, em especial no cenário técnico-jurídico”, explica Elizabet.  

Univel e a internacionalização

Com a chegada do Centro Universitário, o envolvimento e a participação em eventos internacionais se faz cada vez mais importante, pois oportuniza a troca de experiências e a divulgação do que vem sendo produzido pelos professores e acadêmicos da instituição. Ao mesmo tempo permite um estreitamento dos laços cada vez mais com instituições estrangeiras, proporcionando a constante atualização e aperfeiçoamento do corpo docente e discente da Univel. “Neste tipo de experiência ocorrem trocas muito importantes de cunho cultural e social. Quando a formação acadêmica vem agregada a uma experiência diferente em outra instituição, especialmente em outro país, permite que o estudante amplie não somente os conhecimentos técnicos e conteúdos sistematizados, mas a sua própria visão da vida”, explica a diretora geral da Univel, Viviane Silva.

O Brasil contribui com o cenário internacional apresentando as inovações ocorridas, e as pesquisas que vem sendo desenvolvidas no âmbito do direito de uma forma em geral. Além do Brasil e Espanha, neste ano o II Coloquio Hispano Brasileiro de Direito do Trabalho e Reformas contará com participantes de Portugal e dos  Estados Unidos. 

Por: Núcleo de Comunicação

03.02.2018

Centro Universitário Univel participa do 30º Show Rural Coopavel
Univel participa de uma das maiores feiras de agronegócio do mundo