Univel reúne acadêmicos dos cursos de saúde para primeira Aula Magna

Participaram da Aula Magna os cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Medicina Veterinária e Educação Física

A apresentação cultural do grupo musical Harmony, deu início a uma noite bastante significativa na história do Centro Universitário de Cascavel – Univel: a primeira Aula Magna dos cursos de saúde. Com o tema “As várias faces da atuação profissional dos cursos de saúde e sua responsabilidade Socioepidemiológica”, a convidada da noite, Dra Lilimar Mori, ministrou e compartilhou com os acadêmicos sua ampla experiência como profissional da área. “É interessante reunir os cursos da área da saúde para um momento único e trazer um assunto da atualidade que certamente deixará uma mensagem de reflexão”, expressa Dra Lilimar Mori.

Epidemiologia

O tema abordou a Epidemiologia, que segundo a pesquisadora Maria Zélia Rouquayrol, é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde. “É um problema de saúde pública que está muito relacionado ao dia-dia dos acadêmicos e futuramente como profissionais”, diz Lilimar.

Na oportunidade, Lilimar chamou a atenção para o uso excessivo dos agrotóxicos, no meio rural e urbano, sendo o Brasil considerado o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e o estado do Paraná está entre os três primeiros do país. “É um assunto bastante atual relacionado à região que nós vivemos, além de ser uma provocação para que os alunos observem o que acontece em nossa realidade e a importância de saber como atuar enquanto profissional diante de cenários como esse”, explica Lilimar.

Para a acadêmica do curso de Fisioterapia da Univel, Carolina dos Santos, a palestra teve uma importância profissional magnífica. “São informações que podemos levar para nossa família, amigos e pessoas que nos cercam. Para nós que estamos no início dessa  jornada foi uma ótima experiência, pois o que ela nos passou hoje é algo que vamos levar para toda a vida”, avalia Carolina.

No final de sua palestra, a médica deixou um conselho sincero para os acadêmicos. “Não busque o sucesso pelo sucesso, trabalhe bastante, se dedique aos estudos e procure se destacar como um bom profissional, isso leva as pessoas para frente”, finaliza Lilimar.

27.04.2018

Alunos da Univel esclarecem dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda