XIV Semana de Negócios Univel

Aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de maio a XIV Semana de Negócios da Univel, com o tema “Inovar para crescer”. A Empresa Junior da Univel, em parceria com as coordenações dos cursos de Administração e Ciências Contábeis trouxeram temas relevantes que contribuem com o desenvolvimento educacional e profissional do acadêmico.

O primeiro passo para a inovação é a motivação. Este foi o tema da palestra com educador e escritor, Dr. Frank Viana Carvalho. Para ele, a motivação tem tudo a ver com uma questão interna, que é estar de bem consigo mesmo, com o que faz, com os objetivos pessoais e profissionais e com os estudos.

Frank explica que estar bem com você mesmo é, sentir-se preparado para enfrentar com coragem e tranquilidade todos os desafios que surgem em nossas vidas. “A vida é um continuo surgir de oportunidades. A gente fala assim ‘o fulano tem sorte’, mas a sorte só alcança os que estão preparados. Estar preparado emocionalmente para o relacionamento com o outro, para si e também academicamente. Então estar preparado te leva a viver uma vida melhor, porque esta preparação lhe traz conhecimento e quem tem conhecimento, faz as melhores escolhas”.

Frank também falou sobre as mudanças do mundo moderno, onde tudo está em constante transformação.  “O mundo não é um lugar seguro. Devemos estar preparados para as mudanças, porque a vida é assim. As mudanças são crescimento, oportunidades são crescimento. Não devíamos temer a mudança, mas nos preparar para um mundo inseguro”. Segundo ele, é dever do professor, “preparar o aluno para a mudança e ensina-lo a aprender, a fazer. Conhecimento só é valido quando ele é útil”.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, José Gava Neto, falou sobre a importância de inovar. O diretor também ressaltou a importância de deixar um legado, de fazer a diferença na sociedade, pois todos têm potencial para contribuir com algo “não é difícil inovar, mas é preciso ter vontade de buscar a informação. A inovação é um processo contínuo. Você muda para mudar, é algo que não tem fim”.

Outro tema tratado foi sobre carreiras, ritmo de trabalho e as experiências vividas na profissão, com os gerentes de auditoria do Escritório de Auditoria e Consultoria KPMG, Josiane Lima e Danilo Cavaçato. Ambos são formados em Ciências Contábeis e hoje trabalham com auditoria em diferentes segmentos.

Para o coordenador da Empresa Júnior da Univel, professor Alex Santos, esta troca de experiências é fundamental para os acadêmicos. “O que os palestrantes mostraram para os alunos é que dá pra chegar lá, mas tem que trabalhar bastante. É um processo que traz as expectativas para a realidade, porque achamos que durante quatro anos de faculdade vai ser difícil e quando acabar, sairemos formados, com um trabalho muito bem engatilhado, e não é sempre assim. Na maioria das vezes é mais suor, e até parafraseando um dos palestrantes, é 1% de talento e 99% de suor, porque realmente tem que trabalhar muito, mas vai ser muito gratificante” comenta o professor.

A Semana de Negócios também contou com um bate papo com os ex-coordenadores, os professores Osvaldo Mesquita Junior, Lúcio Scheuer e Nilson dos Santos Dias, e com os atuais membros da Empresa Junior, além de apresentações culturais com a Bateria Cobra Louca da Assossiação Atlética Acadêmica de Direito Univel e os bailarinos da escola "Class", Carolina e Rafael.

18.05.2017

Projeto Cachorros Univel recebe palestra sobre castração
Alunos de pedagogia recebem palestra sobre Pedagogia hospitalar