13ª Expotec é realizada com êxito

A programação do evento foi recheada de conhecimento e inovação

O Centro Universitário de Cascavel - Univel, realizou nos dias 15, 16 e 17 de agosto a 13ª Expotec, voltada para alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia e modalidade EAD (Educação a Distância). Para o Coordenador de Cursos, Professor Osvaldo Mesquita Junior, o evento conquistou um resultado positivo graças à participação das pessoas. “No primeiro dia foram realizadas uma série de oficinas com diversos temas na área de negócio, onde os protagonistas foram os professores da Univel que puderam desenvolver a aplicabilidade das teorias trabalhadas em sala, promovendo a interdisciplinaridade entre as diferentes matérias estudadas”, destaca Osvaldo.

Com o tema “A internacionalização de Empresas”, o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Machado falou sobre como os empreendedores podem dar os primeiros passos para a internacionalização. “O processo de internacionalização precisa ser feito de uma forma estruturada, para que a empresa saiba em qual momento ela está e assim definir a melhor maneira de prosseguir. Existe uma mercadoria maravilhosa chamada conhecimento e estou aqui fornecendo isso para vocês, mas não fico sem estoque, pelo contrário, essa troca de conhecimento só aumenta nosso repertório”, explica André.

Descubra seu propósito de vida

Com a fala “Neurociência Aplicada a Liderança: Sucesso Profissional e Felicidade no Trabalho”, Daniel Kroeff deu um show de palestra ao provocar questionamentos e reflexões nos alunos. “As pessoas precisam trabalhar felizes, descobrir seu propósito, o que as faz bem e com o que elas se realizam, pois cada um de nós tem dons e talentos únicos. Existe um lugar que é só nosso, onde tudo flui na nossa carreira e é uma missão encontrá-lo. As pessoas se perdem correndo atrás do dinheiro e de coisas materiais que efetivamente não trazem felicidade. O principal determinante do sucesso pessoal e profissional é o nível de felicidade e isso inclu ter amigos e pessoas com quem se possa contar”, destaca Daniel.

O embaixador do Great Place To Work no Brasil – Melhores Empresas para Trabalhar, Hilgo Gonçalves, atuou como CEO no Banco Losango por sete anos e esteve na Expotec para compartilhar conhecimento por meio da palestra “Qual a chave para conquistar resultados sustentáveis?”. Ele lembrou sobre a essência da liderança. “Você precisa primeiramente ser líder de si mesmo. Ser líder é saber falar, elogiar, aplaudir de pé, dizer não, corrigir quando necessário e inspirar as pessoas a descobrirem sua melhor versão”, ressalta Hilgo.

A Expotec também trouxe o Vice-Presidente da Copacol, James Fernando de Morais, para falar sobre o processo de gestão com o tema “Cooperativismo: Instrumento para o desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental”. A palestra buscou apresentar a estratégia de uma grande empresa demonstrando a importância das pessoas na implantação e desenvolvimento de um planejamento estratégico.

No sábado, os alunos foram recepcionados para um almoço de comemoração no CTG (Centro de Tradição Gaúcha). “Todos os palestrantes demonstraram como é a parte prática dos negócios. Sem falar dos nossos alunos que são maravilhosos e participativos, pois entendem que essas experiências e teorias que são discutidas além da sala de aula são muito importantes para sua formação”, conclui Osvaldo.

23.08.2018

Rádio Colméia comemora 60 anos
Uma forma de mudar a realidade de crianças e adolescentes