Acadêmicas do curso de Nutrição da Univel realizam atendimento às atletas da Associação Novo Basquete Feminino de Cascavel (NBFC)

Os atendimentos nutricionais realizados pelas acadêmicas do último semestre de Nutrição, teve  como objetivo contribuir para a melhora do rendimento das atletas dentro das quadras

As acadêmicas do 8° semestre do curso de Nutrição do Centro Universitário de Cascavel - Univel, realizaram atendimentos individualizados às atletas da Associação Novo Basquete Feminino de Cascavel (NBFC), no espaço de atendimento localizado no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA). Os atendimentos tiveram como intuito melhorar o desempenho das atletas nos treinos e nos jogos.

De acordo com a supervisora do estágio de clínica ambulatorial do curso de Nutrição da Univel, Sirlei Patrícia de Souza, o contato das acadêmicas com a nutrição esportiva e o atendimento de atletas durante a graduação é de grande importância. “É interessante que as acadêmicas tenham contato com a parte prática da nutrição esportiva e atuar na análise e acompanhamento, através da anamnese até a parte de antropometria. O atendimento também é importante para as atletas, principalmente por serem meninas jovens que tem todo um futuro pela frente e  a nutrição pode atuar na melhora da performance delas em quadra”, ressalta Sirlei.

Para a atleta de basquete do NBFC, Giovana Agostinetto, o atendimento nutricional teve como intuito melhorar o rendimento nos treinos e nos jogos. “Acredito que através das consultas, nós vamos evoluir no basquete. Inclusive vamos melhorar a nossa alimentação, elas montaram um cardápio de acordo com as nossas características, já que normalmente vamos para a escola pela manhã e nas segundas, quartas e sextas nós treinamos e fazemos exercícios físicos”, conta Giovana.

Para a mãe da atleta Ana Clara e voluntária da Associação Novo Basquete Feminino de Cascavel (NBFC), Flávia de Paula Alves, o atendimento nutricional realizado é de grande importância no desenvolvimento das atletas. “Como as meninas estão com treinamento bem intenso, achamos prudente procurar auxílio de nutrição, fisioterapia, odontologia e as outras áreas que a Univel oferece para estar acompanhando o desenvolvimento das meninas. Nós começamos com os atendimentos de nutrição para fazer exames e ter um acompanhamento mais adequado”, conta Flávia.

O esporte proporciona diversos benefícios à sociedade e cumpre um papel essencial atuando na inclusão social e diversos benefícios à saúde humana, além de criar laços de amizade. “O esporte faz milagre, se as pessoas investirem mais no esporte, tenho certeza que a nova geração irá fazer diferença na cidade, no estado, no país e no mundo. A NBFC é uma associação sem fins lucrativos que visa ajudar meninas de todas as idades através do basquete e graças ao projeto, as  participantes estão evoluindo muito, na escola e na comunidade. Então se for possível ajudar a nossa associação (Associação Novo Basquete Feminino de Cascavel) e as outras que apoiam os esportes, é muito importante e fará diferença na vida das pessoas”, reforça Flávia de Paula Alves.

30.09.2021

Acadêmicos do curso de Agronomia da Univel realizam visita técnica em propriedade rural
Acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da Univel têm artigo aprovado para apresentação no XXI Congresso Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial