Acadêmicos das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo da Univel realizam visita técnica em Usina de Geração de Energia por Biogás

A visita técnica oportunizou aos acadêmicos acompanharem o processo de geração de energia elétrica por biogás e refletirem sobre fontes de energia renováveis

Os acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil do Centro Universitário de Cascavel - Univel participaram da visita técnica à Usina de Geração de Energia por Biogás.A visita foi coordenada pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univel, Tais Brandelli e pela coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Camila Reis.

“A visita técnica teve como objetivo proporcionar aos alunos a vivência prática sobre o processo de geração de energia elétrica por biogás. Os alunos puderam refletir sobre fontes de energia renováveis, conhecendo os métodos de produção de energia”, explica Tais Brandelli.

Durante a visita, o responsável técnico da empresa explicou aos acadêmicos sobre o funcionamento da Usina e sobre a obtenção de dejetos suínos, que são a fonte da geração de biogás e que são comprados ou trocados com os produtores de suínos da região.

Explicou também que após a coleta de dejetos, é realizada a separação dos dejetos, para remover resíduos e não assorear a produção. Após isso os dejetos seguem para os Biodigestores, onde é produzido o gás metano, que é transportado por tubulações para a central de geração, onde é produzida a energia elétrica, que é distribuída à rede elétrica.

Para o acadêmico do 7° semestre do curso de Engenharia Civil da Univel, Luís Eduardo Rampel Dalberto Lemos, durante a visita foi possível conhecer de perto o funcionamento de uma usina de Geração de Energia por Biogás e o potencial energético da região.

“Achei a visita bem informativa e me ajudou a visualizar o potencial energético da nossa região de forma mais branda, ao mesmo tempo entendendo o processo de produção de energia que a usina possui”, conta Luís.

21.07.2022

Galeria de Fotos

Acadêmicos de Gastronomia e Nutrição da Univel realizam capacitação com cozinheiras dos CMEIs de Cascavel
Agência Creare da Univel realiza ensaio fotográfico dos pacientes da Uopeccan para Campanha do McDia Feliz