Acadêmicos de Educação Física recebem o Presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná para Aula Magna

Entre os temas abordados, os alunos aprenderam sobre os direitos, deveres e responsabilidades do profissional na saúde pública

A Aula Magna do curso de Educação Física do Centro Universitário de Cascavel - Univel recebeu o Presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná - CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco, para um debate sobre a profissão. Com o tema “Educação Física: passado, presente e futuro”, os acadêmicos aprenderam sobre a história da profissão em Cascavel e no Paraná, e as lutas em busca de políticas públicas que beneficiem a sociedade e o profissional qualificado.

O profissional de Educação Física é responsável pela saúde da população, atuando não somente na recuperação, mas principalmente na prevenção de diversas doenças. Esta responsabilidade também influi nos direitos e deveres, tema abordado pelo presidente. “O conselho vai mostrar ao acadêmico que ele tem que ser ético e o mais competente possível, só assim ele terá um lugar no mercado de trabalho”, reforça Antônio.

O Coordenador do curso de Educação Física, Gustavo Brandão, explica a importância do acadêmico estar em contato com o CREF no início da graduação, com uma visão melhor da profissão e desenvolvimento das atividades. “Não esperamos o aluno terminar a faculdade para direcionar os estudos, ele já tem esta informação desde o momento que entra na graduação. Conclui o curso sabendo boas práticas do mercado de trabalho e isso para nós é muito importante”, explica o Coordenador.

São diversas áreas de atuação do profissional de Educação Física, que geram inúmeras oportunidades de trabalho. O Coordenador do curso reforçou ainda que é muito importante esclarecer ao acadêmico as possibilidades de atuação e da importância na excelência do atendimento, garantindo segurança na saúde. “Com este apoio do CREF fica mais fácil mostrar a direção que o aluno tem que seguir, e eu tenho certeza que vão sair profissionais melhores, bem formados e que atendam com qualidade a sociedade, este é nosso grande objetivo”, explica Gustavo.

Além dos direitos e deveres, os acadêmicos também puderam conhecer sobre as políticas públicas que envolvem a profissão, e quem os representa neste contexto. “Acredito que o CREF é importante porque estão no meio político, uma área que o aluno não é muito envolvido e nós precisamos que alguém nos represente com experiência e saiba lidar com este meio”, explica o acadêmico Gabriel Elias.

O Presidente do CREF deixou um conselho especial aos alunos. “Seja o profissional, não mais um profissional na multidão. Seja sempre o melhor, bisque o  máximo porque o mundo quer os melhores e esta instituição tem todas as condições de oferecer o melhor ao acadêmico, porém isso depende da motivação e empenho de cada pessoa”, reforça.

03.05.2019

Univel proporciona comemoração em homenagem ao Dia do Trabalhador