Acadêmicos de Engenharia Mecânica da Univel aprendem a desenvolver projeto de Tubo de Rubens

Os alunos aprenderam sobre o Tubo Rubens, um experimento que estuda a propagação do som pelo fogo

Um trabalho diferente na disciplina de Máquinas Térmicas foi proposto aos acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Cascavel - Univel, eles foram desafiados a construir um Tubo de Rubens, experimento que estuda a propagação do som pelo fogo. “O Tubo de Rubens tem como objetivo a visualização do movimento ondulatório longitudinal do som através das chamas. Consiste em um tubo metálico com furos feitos em horizontal, uma membrana vibratória em uma das extremidades ligada a uma caixa de som, e gás de cozinha  sendo expelido pela outra extremidade. A realização do experimento, também foi uma oportunidade dos acadêmicos trabalharem em grupo”, explica o professor da disciplina de Máquinas Térmicas, Elizeu Avelino Zanela Junior.

A acadêmica Mayara Mendonça, formada em técnica em eletromecânica, se apaixonou pelo curso de Engenharia Mecânica da Univel e acredita que as atividades e experimentos realizados durante as aulas, são de grande importância para a graduação. “Eu achei a experiência muito interessante. Desde fazer o orçamento do material, correr atrás dos tubos, que não se encontram em qualquer lugar e tivemos que pesquisar bastante. A parte mais legal de participar dessa atividade foi estudar sobre a física que tem por trás desse experimento”, conta Mayara.

13.12.2021

Galeria de Fotos

Projeto Odonto em Ação: Acadêmicos do curso de Odontologia da Univel realizam ações no CISOP
Cursos de Odontologia e Biomedicina da Univel realizam exposição de trabalhos sobre curiosidades da anatomia e saúde humana