Acadêmicos do curso de Nutrição da Univel visitam Centro de Treinamento do Futebol Clube Cascavel

Acadêmicos do curso de Nutrição da Univel visitam Centro de Treinamento do Futebol Clube Cascavel

Acadêmicos do curso de Nutrição da Univel visitam Centro de Treinamento do Futebol Clube Cascavel

 

O Projeto de Extensão “Acompanhamento nutricional de jogadores profissionais de futebol de um clube de Cascavel/PR” do Curso de Nutrição, tem como objetivo integrar os alunos a prática, avaliar o rendimento e melhorar a performance dos atletas por meio de intervenções nutricionais 

 

Com o objetivo de aliar o conhecimento teórico na prática, o Projeto de Extensão: “Acompanhamento nutricional de jogadores profissionais de futebol de um clube de Cascavel/PR”, possibilita aos acadêmicos do curso de Nutrição do Centro Universitário de Cascavel - Univel,  o contato com a área da nutrição esportiva por meio do acompanhamento e atendimento nutricional dos atletas profissionais de futebol, visto que a nutrição é uma grande aliada dos atletas, atuando na prevenção de lesões, agilizando o processo de recuperação e melhorando o desempenho físico.

Os acadêmicos  do 1° ao 7° semestre do curso de Nutrição, participantes do projeto, irão trabalhar educação nutricional, a administração da unidade de refeição do clube, além de vivenciar a prática clínica, com avaliação nutricional e planejamento alimentar individualizado. A abordagem multiprofissional também foi observada pelos alunos durante a visita ao Centro de Treinamento do Futebol Clube Cascavel, na ocasião puderam conhecer a rotina diária dos jogadores e acompanhar o treino. 

Para a professora do curso de Nutrição da Univel e coordenadora do projeto, Sirlei Patrícia de Souza, os acadêmicos terão um contato direto com diversas áreas da nutrição, como clínica esportiva e educação nutricional. “Os acadêmicos participantes irão avaliar o perfil nutricional, realizar orientações, planejamento nutricional para que junto com a equipe técnica do clube, auxiliar na melhora da performance dos jogadores. O projeto é dividido em três grupos, onde um grupo vai trabalhar com a parte das refeições dos jogadores, cardápio, higiene e treinamento para os colaboradores que preparam essas refeições, outro grupo atuará na educação nutricional, elaboração de vídeos e panfletos com informações nutricionais pertinentes e também um grupo para realizar o atendimento nutricional individualizado de cada atleta”,  conta Sirlei. 

Para a acadêmica Gabrielly Lara Caovilla, do 7° semestre de Nutrição, participar do projeto é uma oportunidade de colocar o conhecimento teórico em prática e de troca de experiências. “A experiência que o projeto fornece com certeza será muito enriquecedora, porque a partir dela, podemos aplicar toda a teoria já vista durante a graduação e também ter uma troca de experiência, seja com a professora orientadora, com os demais acadêmicos, com os jogadores e com a comissão técnica. Além de agregar no conhecimento prático nas áreas específicas”, ressalta Gabrielly.

 

Por: Núcleo de Comunicação 

21.06.2021

Grupo de Pesquisa Estado Democrático de Direito da Univel é certificado pelo CNPq
Acadêmicos do curso de Biomedicina da Univel participaram de palestra com convidada internacional