Acadêmicos do curso de Nutrição e Fisioterapia da Univel realizam atendimentos em parceria com a Pastoral da Criança

Acadêmicos do curso de Nutrição e Fisioterapia da Univel realizam atendimentos em parceria com a Pastoral da Criança

Acadêmicos do curso de Nutrição e Fisioterapia da Univel realizam atendimentos em parceria com a Pastoral da Criança

Foram realizados atendimentos de avaliação nutricional, postural e de flexibilidade nas crianças. Na oportunidade os acadêmicos também realizaram orientações sobre a importância de uma alimentação mais saudável,  aferição de pressão arterial  e sobre a prevenção de quedas em idosos 

 

Acadêmicos dos cursos de Nutrição e Fisioterapia do Centro Universitário de Cascavel - Univel, estiveram presentes na Capela Santa Inês, com o intuito de realizar atendimentos às crianças e adolescentes atendidas pela Pastoral da Criança. Foram realizados atendimentos de avaliação nutricional e de flexibilidade nas crianças e adolescentes, os adultos e idosos presentes também foram atendidos com aferição de pressão e orientações. 

O atendimento envolveu acadêmicos de duas disciplinas do curso de Nutrição, na atividade de Avaliação Nutricional, foi avaliado o peso, a estatura e o estado nutricional das crianças e adolescentes. De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Univel, Raquel Dreher, através do diagnóstico é possível identificar os pacientes que estão em risco nutricional e necessitam de atendimentos especializados. “A partir do atendimento, nós realizamos o diagnóstico nutricional e identificamos as crianças que estão em risco nutricional pelo baixo ou excesso de peso e encaminhamos esses dados para Pastoral da Criança do bairro que acompanha essas crianças, para realizarem atividades de intervenção e se necessário, são encaminhadas para atendimentos especializados na Clínica de Nutrição”, explica Raquel. 

Para a atividade de extensão da disciplina de Nutrição em Saúde Coletiva, os acadêmicos realizaram orientações para crianças e seus pais/responsáveis. A professora responsável pela disciplina, Taís Biasuz,  explica que foram desenvolvidos materiais e estratégias de abordagens diferenciadas para cada faixa etária. “Foram realizadas orientações para pais com bebês, explicando a importância do aleitamento materno e da introdução alimentar após os 6 meses. Orientação de como incluir a criança no preparo das refeições e como torná-la mais atrativa,  sobre a importância da alimentação na escola, principalmente sobre a oferta dos alimentos saudáveis e quantidade de sal e açúcar em alimentos ultraprocessados. Orientações direcionadas para crianças no período escolar com a explicação da pirâmide dos alimentos e por fim orientações para adolescentes, explicando sobre trocas  saudáveis na alimentação e a composição de gordura em alimentos ultraprocessados, em preparações como as frituras e em pratos ricos de alimentos gordurosos”, conta Taís. 

 

Fisioterapia em ação

Na oportunidade os acadêmicos do curso de Fisioterapia da Univel, também colocaram em prática conhecimentos sobre a atuação do fisioterapeuta na prevenção de doenças. Eles realizaram avaliação postural e de flexibilidade das crianças, para que em seguida pudessem passar orientações quanto à postura e cuidados para prevenção de alterações posturais comuns de se desenvolver na fase de crescimento e também realizaram orientações sobre prevenção de quedas em idosos e aferiram a pressão arterial dos adultos presentes. 

De acordo com a professora do curso de Fisioterapia da Univel, Bianca Taborda,  os aspectos teóricos relacionados às atividades desenvolvidas  foram trabalhados previamente no primeiro bimestre, para que executassem agora no segundo semestre com a população. “A orientação de prevenção de quedas é pertinente tendo em vista que a população idosa vem aumentando com o aumento da expectativa de vida, sendo que um evento de queda pode comprometer a qualidade de vida da pessoa.  Enquanto a aferição da pressão arterial é um método de triagem de pessoas em risco de ter pressão alta que ainda não foi detectada e que se tiver suspeita é importante orientar a procura de consulta médica para um acompanhamento adequado” , ressalta Bianca. 

 

Por: Núcleo de Comunicação

29.11.2021

 

Acadêmicos de Publicidade e Propaganda desenvolvem oficinas para auxiliar empreendedores locais
Aconteceu a 2° Amostra de Estágios do curso de Psicologia da Univel