Agosto Dourado: Acadêmicos de Nutrição da Univel realizam ação para apoiar o aleitamento materno

Agosto Dourado: Acadêmicos de Nutrição da Univel realizam ação para apoiar o aleitamento materno

Agosto Dourado: Acadêmicos de Nutrição da Univel realizam ação para apoiar o aleitamento materno

Você sabe a importância do aleitamento materno? Durante todo o mês de agosto, são realizadas ações para promover e divulgar informações sobre a importância do leite materno na saúde de mães e filhos 

Estamos iniciando o “Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação de ações e  campanhas em prol do incentivo, apoio e conscientização da importância do aleitamento materno. Pensando na relevância de debater o tema, os acadêmicos do sexto semestre do curso de Nutrição do Centro Universitário de Cascavel - Univel, realizaram uma ação sobre mitos e verdades  do aleitamento materno nos setores da instituição e instalaram dois painéis com fotografias de lactantes.

De acordo com a professora do curso de Nutrição da Univel, Kelly Michalichen, a ação promovida durante a disciplina de Materno Infantil teve como propósito divulgar informações sobre o tema, com os colaboradores e demais acadêmicos do campus. 

“Nós percorremos alguns setores da Univel expondo frases, com objetivo de atingir o público geral, tanto homens quanto mulheres, para disseminar informações. Dessa forma, elas iriam expor se a frase na opinião delas, era uma verdade ou uma mentira e aí através disso iam ocorrendo discussões nas quais os alunos respondiam e justificavam se era falso ou não, além de dar sugestões e dicas”, conta Kelly.

Além da ação no campus, os acadêmicos criaram dois painéis expondo fotografias de lactantes que foram enviadas pelas redes sociais, que mostram a beleza que há nesse ato de amor, conexão e carinho. 

Para a acadêmica de Nutrição Emilly Eloise Camargo dos Santos, "a ação foi muito importante porque ela estimula as mães a amamentarem da forma correta. Além de promover a amamentação e trazer algumas verdades e mitos sobre o tema”. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o leite materno seja ofertado de forma exclusiva até o sexto mês e após esse período os bebês devem receber uma alimentação complementar adequada. São diversas as vantagens do aleitamento materno tanto para as mães, como a prevenção de câncer e para as crianças, como para a prevenção de diversas doenças, desde a fase desde a infância até a fase adulta, além de formar um vínculo de criação de afeto entre mãe e o bebê.  

Porém, há mães que por questões físicas ou emocionais, não conseguem amamentar, mas devemos pontuar que o fato de não amamentar não a torna menos mãe.Para a acadêmica Evelin Gabriela de Almeida Fragoso, a importância do aleitamento materno deve ser divulgada com mais frequência e com ênfase em todo o processo que envolve o ato de amamentar. “É muito importante falar sobre a amamentação, muitas mães sofrem por falta de informação durante esse processo e há toda uma mídia que apresenta a amamentação como algo fácil”, ressalta Evelin.

 

Núcleo de Comunicação 05.08.2022

 

Saúde e Esporte: Univel promove a 12° Edição do Desafio de Equipes
Agosto Lilás: Projeto Combatendo à Violência Contra a Mulher da Univel realiza palestra ministrada pela coordenadora de projetos do Instituto Maria da Penha