Alunos de Engenharia Mecânica da Univel criam projetos em plataforma de prototipagem eletrônica

Alunos de Engenharia Mecânica da Univel criam projetos em plataforma de prototipagem eletrônica

Alunos de Engenharia Mecânica da Univel criam projetos em plataforma de prototipagem eletrônica

 

Utilizando materiais recicláveis e eletrônicos velhos, os alunos criaram desde açucareiro eletrônico e impressora a robôs

A criação de um projeto na disciplina de Modelagem e prototipagem foi um desafio para os alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Cascavel - Univel. Utilizando materiais reciclados, eletrodomésticos ou eletrônicos velhos, os alunos construíram projetos que foram desde açucareiro eletrônico e impressora a robôs. 

O objetivo do professor Edward Galina, foi ensinar como projetar produtos e componentes utilizando ferramentas de prototipagem e os conceitos básicos do Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis. “Durante todo o semestre foram abordadas várias situações básicas de programação e montagem de pequenos circuitos, onde ao final os alunos deveriam criar um projeto livre para demonstrar o conhecimento obtido durante a realização da disciplina”, explica o professor da disciplina. 

Anderson Balen, aluno do curso de Engenharia Mecânica, não conhecia o Arduino antes da disciplina, mas conta que, com o auxílio do professor, conseguiu fazer o projeto de um açucareiro eletrônico. “Tive que pensar em um projeto com as coisas que eu tivesse em casa, mas foi bem tranquilo, fui pesquisando, testando e deu tudo certo. É um programa interessante, ajuda na graduação porque é um novo horizonte”, conta Anderson. 

A Univel implementa o empreendedorismo na grade curricular de todos os cursos, despertando no aluno a visão empreendedora e a vontade de fazer acontecer. Em Engenharia Mecânica, não é diferente. Neste projeto, os alunos ainda tiveram que criar uma empresa, e fazer um vídeo apresentando o produto. “Pedi também para os alunos criarem um nome e uma empresa, como se tivessem que vender esse projeto. Essa atividade busca desenvolver a capacidade de assumir uma atitude investigativa e autônoma. Fiquei surpreso pela qualidade dos trabalhos”, ressalta o professor Edward. 

Por: Núcleo de Comunicação 

17.07.2020

Galeria de Fotos

Alunos de Direito participam de bate-papo sobre carreira e Direito Tributário com profissionais da área
Primeira turma de Engenharia de Produção da Univel apresenta trabalho de conclusão de curso