Alunos do curso de Pedagogia EaD participam de atividade desenvolvida na disciplina de Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico

Alunos do curso de Pedagogia EaD participam de atividade desenvolvida na disciplina de Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico

Alunos do curso de Pedagogia EaD participam de atividade desenvolvida na disciplina de Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico

A atividade teve como propósito abordar aspectos da gestão escolar e os desafios gerados pela pandemia na atuação dos pedagogos 

 

A atividade foi desenvolvida com a turma do 4º ano do curso de Pedagogia da modalidade EaD, do Centro Universitário de Cascavel - Univel, onde foi realizado um diálogo com duas profissionais da área. A atividade contou com a participação da Coordenadora Pedagógica Municipal, Samara Marini, que atua na Secretaria de Educação de Cascavel, com a temática "Gestão Escolar: autorização, normatização e criação de unidades escolares da Educação Infantil".  Para abordar sobre "O papel do Diretor Escolar e os desafios da Pandemia da Covid-19" e contou com a participação da egressa do curso de Pedagogia da Univel, Diovani Rossini, que atua como Diretora do CMEI Dra. Zilda Arns Neumann. 

O diálogo pedagógico foi mediado pela coordenadora do curso de Pedagogia, Gislaine Buraki de Andrade e a professora tutora do curso de Pedagogia EaD, Patrícia Junges. "A vinculação prática no curso de Pedagogia ocorre em diversos momentos, além dos estágios e atividades práticas, temos ações conjuntas com profissionais da área da Pedagogia sobre a atuação profissional, os desafios e as visitas in loco sobre as temáticas das disciplinas", conta Gislaine Buraki. 

Para a coordenadora do curso, os acadêmicos da modalidade EaD devem realizar e participar de atividades práticas, que são de importância para a formação. “As disciplinas da modalidade EaD também desenvolvem o aluno a vinculação teoria e prática durante as atividades, sendo que neste momento as Pedagogas apresentaram o trabalho, os alunos participaram ativamente e conheceram os aspectos que envolvem a abertura de uma unidade escolar (todos os documentos e normatizações), além de dialogarem sobre os desafios da pandemia na gestão escolar para o desenvolvimento do trabalho com transparência, publicidade e coletivo”, ressalta Gislaine. 

Para a acadêmica do 4° ano do curso de Pedagogia EaD, Viviane Dantas Melo, o diálogo com as pedagogas convidadas facilitou o entendimento sobre a real importância da atuação desses profissionais e da família nos espaços escolares. “Considero a atividade desenvolvida e a disciplina de Gestão Escolar, muito importante. Porque às vezes não temos noção da dimensão e da importância da atuação e gestão da diretora, coordenadora e toda a equipe pedagógica dentro das escolas e também da importância da participação  e envolvimento de toda comunidade, pais e responsáveis no espaço escolar”, conta Viviane. 

O diálogo com os convidados foi importante para conhecer outros segmentos da gestão escolar e orientações que serão de grande valia para atuação desses futuros profissionais da Pedagogia. “A sintetização com a participação das diretoras Samara e Diovani, foi de grande valia para minha formação acadêmica, pois trouxe informações sobre vários segmentos, como administrativo, organização da instituição, aplicações de recursos, orientações sobre a prática docente, PPP, enfim abriu minha mente em relação à gestão escolar, pois não imaginava quantidade de documentações que o diretor escolar é responsável para organizar”, complementa a acadêmica do curso de Pedagogia da Univel,  Suelen Muniz.

 

Por: Núcleo de Comunicação

17.05.2021

Acontece a primeira aula do Projeto “Mentes Pensantes”, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS)
Univel promove Curso de Operação de Drones em parceria com SENAR/PR e Sindicato Rural de Cascavel