Alunos e professores da Univel realizam atendimento para atletas no 54° Campeonato Paranaense de Atletismo Sub-20

Alunos e professores da Univel realizam atendimento para atletas no 54° Campeonato Paranaense de Atletismo Sub-20

Alunos e professores da Univel realizam atendimento para atletas no 54° Campeonato Paranaense de Atletismo Sub-20

O campeonato aconteceu no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) 

 

O 54° Campeonato Paranaense de Atletismo Sub-20, ocorreu no último sábado (01), no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) de Cascavel, onde na oportunidade acadêmicos e professores do curso de Fisioterapia e Educação Física do Centro Universitário de Cascavel - Univel. Orientados pelos professores, os alunos do curso de Fisioterapia colocaram seus conhecimentos em prática e realizaram atendimento para atletas que participavam do campeonato, uma oportunidade  de entrar em contato com a profissão. 

Para o Reitor da Univel, Renato Silva, o desenvolvimento de projetos da instituição no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA), tem o propósito de oportunizar para os acadêmicos e professores um melhor desenvolvimento das atividades práticas. “O CNTA de Cascavel é um dos melhores centros de treinamento do Brasil e do mundo, é aqui que os acadêmicos dos cursos da área da  saúde podem desenvolver habilidades ao cuidar dos atletas. Por meio dessa parceria, o Centro Universitário de Cascavel - Univel, cumpre a missão institucional de ajudar a melhorar a vida das pessoas”, ressalta o Reitor. 

Os acadêmicos do curso de Fisioterapia, auxiliaram nos atendimentos aos atletas antes e após a competição. Para o professor do curso de Fisioterapia, Fábio Ikezaki, essas são oportunidades de colocar a teoria aprendida em sala de aula em prática e também para haver troca de experiências e de conhecimento entre calouros, veteranos e profissionais da área. “Estão presentes os acadêmicos do 1°, 3°, 5° e 7° semestre, dessa forma os alunos dos últimos semestres auxiliam os alunos que ainda estão na parte teórica, para realizarem os atendimentos. É uma oportunidade dos acadêmicos de estarem em contato com a dinâmica dos eventos esportivos, com espaço, com os atletas e tendo contato com os fisioterapeutas das equipes de outras cidades”, ressalta Fábio. 

Para o acadêmico do 7° semestre do curso de Fisioterapia, Gustavo Henrique de Paula, é uma oportunidade de desempenhar e desenvolver atividades que fazem parte da atuação como futuro fisioterapeuta. “É importante a gente sempre estar preparado para realizar os atendimentos, auxiliando antes da competição como forma de prevenir lesões ou tensões e dores causadas pelos treinos realizados, assim como atender o atleta caso venha se lesionar durante a competição, para mobilizar e reduzir a dor”, conta Gustavo.

A competição também foi oportunidade para diversos acadêmicos terem o primeiro contato com os atletas, como pacientes. A acadêmica do 3° semestre do curso de Fisioterapia, Maria Fernanda Silva de Andrade, foi uma delas. “É uma ótima oportunidade, porque é o primeiro contato que estamos tendo com pacientes e uma experiência diferente, dessa forma temos uma noção maior de como é ser um fisioterapeuta”, conta Maria. 

Estavam presentes para prestigiar o campeonato, o Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Leandro Motta Campos, o superintendente do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski e o presidente da Federação de Atletismo do Paraná, Ubiratan Martins Junior, e dentre outras autoridades municipais.

 

Por: Núcleo de Comunicação

07.05.2021

 

 

Galeria de Fotos

Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Univel, tem seu artigo científico classificado entre os melhores do 62° Congresso Brasileiro do Concreto (CBC)
10° Desafio de Equipes é realizado na Univel