Alunos participam da exposição “Panorama das Artes Visuais” de Cascavel

Alunos do curso de Artes da Univel visitaram esta semana o Museu de Artes de Cascavel, onde estão expostas aproximadamente 130 obras de mais de 80 artistas de artes visuais e plásticas da cidade. Entre os mais de 80 artistas plásticos, escultores, gravadores, pintores, fotógrafos e grafiteiros, 15 são alunos ou ex-alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Artes da Univel.

A exposição é promovida pela Secretaria de Cultura e coordenada pelo artista plástico e professor do curso de Artes da Univel, nas disciplinas de práticas de gravuras e materiais expressivos, Antonio Carlos Machado. O professor conta que “o aluno vivenciar isso num espaço museológico, com iluminação adequada, tratamento para expor essas obras adequadamente, a diversidade de linguagens, é extremamente inspirador e também serve de referência para toda a parte teórica que é estudada dentro das disciplinas”.

O Professor,Luiz Carlos machado, que participou da exposição com a obra Espaços Vazios, fala da importância da presença dos alunos, não só expondo, mas visitando o Museu. “A gente sempre fala sobre deixar fluir, sobre a produção, construção de obra, pensar no imaginário, a poética do artista e o interessante de fazer este trabalho de visitação é que você dá este acesso ao aluno de maneira mais efetiva. Porque, além de ver alguns artistas que são da região, produzindo ou no processo de criação, tem a possibilidade de conversar com alguns deles, saber como é o processo, as influências, o que a cidade traz à tona nessas relações de criação. Isso é muito interessante”.

Entre profissionais da fotografia, artes plásticas e outras áreas, os alunos da Univel também tiveram um destaque interessante, trazendo diferentes mensagens para os visitantes. A obra Persona, feita pelo aluno Hugo Otomar, mostrou uma visão abstrata das personalidades, na família, no trabalho, no amor e a que somos realmente. “Várias personalidades que você assume durante seu dia para poder ‘viver’. Uma visão minha um pouco mais abstrata. Ela não é representativa e nem realista”. Hugo já esta na sua terceira exposição em Cascavel, e conta que uma exposição como esta é extremamente importante para os artistas pouco conhecidos e para os estão se formando. “Aqui na cidade temos vários artistas que são novos, que são pessoas que tem uma poética, que tem um trabalho muito legal, mas muitas vezes não são reconhecidos” conclui.

Alunos, egressos e professores da Univel participantes.

Jéssica Vasconcelos Saggin, Hugo Othomar Teixeira Silva, Elias Neri da Silva, Fernando Gil, Everton R. S. Maier, Waldemar Lutinski, Cláudio Macedo, Mariele Ribeiro, LouisaGóes,Yasmim Braz, Jaquelyne Silva, Fernando Pereira, Adir  Rodrigues da Silva e os professores, Luiz Carlos machado  e Antônio Carlos Machado (coordenador e curador da Mostra).

30/03/2017

Acadêmicos de Direito participam de aula inaugural
Alunos de Jornalismo visitam bastidores de debate