Atividades do Programa de Residência Pedagógica da Univel

Atividades do Programa de Residência Pedagógica da Univel

Atividades do Programa de Residência Pedagógica da Univel

Acadêmicas do curso de Pedagogia realizam atividades com foco em alfabetização e letramento, em duas escolas municipais

 

O Programa de Residência Pedagógica do Centro Universitário de Cascavel - Univel, em consonância com  a organização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, é uma ação que tem como objetivo estimular o aperfeiçoamento e desenvolvimento da formação prática dos acadêmicos dos cursos de licenciatura.  

Desde setembro de 2020,  as acadêmicas do curso de Pedagogia da Univel, têm realizado atividades teórico-práticas com as temáticas de alfabetização e letramento juntamente com a produção de aulas e de materiais. As atividades foram acompanhadas pelas professoras  preceptoras e desenvolvidas semanalmente na Escola Municipal Professora Dulce Andrade Siqueira Cunha e  na Escola Municipal Professora Dilair Silverio Fogaça. 

Durante esse período, as acadêmicas realizaram leituras teóricas sobre alfabetização e letramento, além de fazer a discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , a implementação do Currículo da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel e da região Oeste do Paraná (em virtude da pandemia, ocorreu encontros de forma remota e presenciais). De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da Univel, Gislaine Buraki, o trabalho desenvolvido possibilitou a imersão das acadêmicas nas unidades de ensino e contribui para o trabalho do professor e ao mesmo tempo da articulação de conteúdos teóricos-práticos. “Acompanhar o cotidiano do professor, é desenvolver habilidades para além dos estágios e da graduação. Por meio da Residência Pedagógica, as alunas acompanham a realidade do profissional além de contribuírem para a atuação com os alunos”, ressalta Gislaine. 

Para a acadêmica Larissa Andressa Mello, do 7° semestre do curso de Pedagogia da Univel, a Residência Pedagógica é uma oportunidade para debater sobre a temática voltadas à prática de alfabetização e letramento. “Durante o Residência Pedagógica realizamos algumas atividades teóricas de leituras e debates sobre artigos e sobre os currículos, BNCC, AMOP, Currículo de Cascavel, analisando os campos voltados para a prática de alfabetização e letramento. Também realizamos atividades práticas nas escolas do campo, onde acompanhamos os trabalhos realizados por um professor alfabetizador a fim de compreendermos na prática como se dá esse processo. Nós elaboramos atividades, planos de aula, contações de histórias todos voltados para a prática da alfabetização e letramento”, conta Larissa. Para a acadêmica, vivenciar e acompanhar o cotidiano dos professores, é importante conhecer de perto a prática pedagógica.“ É de grande importância para minha formação, as vivências e a aproximação com essa prática, pois para nós pedagogos a prática da alfabetização é um grande desafio, então poder estar vivenciando isso de perto e conhecendo melhor como funciona, faz com que saímos da faculdade com uma segurança maior para a nossa atuação profissional”, conclui. 

Para a professora preceptora da Escola Municipal Professora Dulce Andrade Siqueira Cunha, Aparecida Lopes de Souza Ludgero, a interação com as residentes é uma oportunidade de troca de conhecimento. “Está sendo de fundamental importância o contato direto com as acadêmicas do curso de Pedagogia da Univel. Estamos interagindo e aprendendo umas com as outras, além do que as professoras Gislaine, Sueli e Thais têm contribuído e nos ensinado. Sou muito grata por estar fazendo parte desse projeto Residência Pedagógica pela Univel e espero somar e fazer a diferença na vida profissional das acadêmicas residentes, contribuindo com um pouquinho de minha experiência”, ressalta Aparecida. 

Segundo a professora preceptora da Escola Municipal Professora Dilair Silverio Fogaca, Suzanete Aparecida de Freitas Vaz, o Programa de Residência Pedagógica da Univel é importante para que as acadêmicas em conjunto com as equipes escolares, contribuam para uma melhora na qualidade de ensino. “O percurso desenvolvido por nós preceptoras e pelas alunas tem sido bem valioso para o momento atual, que em conjunto buscamos novos meios e recursos para desenvolver trabalhos com alunos e possibilitar o ensino e aprendizagem das crianças. O programa tem contribuído significativamente na qualidade da educação básica, onde a interação entre alunos, professores, formandos e toda equipe escolar como um todo, tem sido fundamental para que assim que se formem, venham para o espaço escolar e tenham uma visão da real contextualização da educação na sala de aula”, reforça Suzanete. 

Uma das atividades desenvolvidas, foi o desenvolvimento de vídeo aulas com a contação de histórias utilizando de elementos lúdicos, entonação e todo o cuidado do planejamento, para disponibilizarem aos professores de turmas de alfabetização e letramento de ambas as escolas.

 

Por: Núcleo de Comunicação

08.06.2021

Galeria de Fotos

Mestrado em Direito na Univel: inscrições abertas
Acadêmicos e professores de Ciências Contábeis realizam atendimentos sobre Declaração de Imposto de Renda