CEJUSC: entenda como funciona a solução de conflitos por meio de mediação

O Posto Avançado da Univel atua na área cível e de família, estimulando uma cultura de paz

Com o objetivo de estimular a população a resolver conflitos por meio de uma cultura de paz, o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) atua no Centro Universitário de Cascavel - Univel desenvolvendo trabalhos com ênfase na solução de conflitos por meio da conciliação e mediação. “O trabalho desenvolvido neste posto avançado do CEJUSC se propõe ao desenvolvimento de nossos acadêmicos diante de uma Cultura de Pacificação, alicerçada, especialmente, em uma visão interdisciplinar do conflito e da promoção do acesso à justiça aos cidadãos pela via do diálogo”, ressalta o Coordenador do CEJUSC na Univel, Leonardo Garcia.

O posto avançado da Univel é uma extensão do Fórum de Cascavel e está a disposição do Jurisdicionado(a) e do Sistema de Justiça, envolvendo advogados, juízes, membros do Ministério Público e  defensores públicos. "É inegável que a mediação e a conciliação  possuem extrema importância na esfera jurídica, mas os benefícios desse método adequado não se limitam às questões técnicas, pois além da resolução de conflitos ser posta de forma simples e rápida,  são pautadas na harmonia, tranquilidade e paz. Fazendo com que tanto operadores do direito, quanto a sociedade civil enxerguem o direito fora do senso comum- brigas e conflitos, certo e errado. Trata-se de um método inovador, buscando o equilíbrio e o acordo verdadeiro das partes, através do diálogo, mostrando que não há lados, mas sim, formas diferentes de analisar uma mesma situação”, explica a auxiliar de conciliação Beatriz Cruz.

O CEJUSC atua na orientação e promoção de direitos dos cidadãos, sendo uma nova prática de solução de conflitos que estimula o diálogo e a pacificação. Na Univel, o trabalho de mediação acontece de forma conjunta entre os alunos de Administração, Direito, Pedagogia e Psicologia, que são capacitados pelo curso de "Auxiliar de Conciliação" ofertado pelo CEJUSC - Fórum. "Acredito que ter acesso às novas formas adequadas para tratar o conflito, amplie o conhecimento e experiência acadêmica”, conta a estagiária do CEJUSC, Suzane Garcia.

Como funciona o atendimento

Gratuito e confidencial, o atendimento funciona por meio de sessões de conciliação/mediação que podem acontecer de forma presencial, na Univel, ou virtual. O CEJUSC atende questões cíveis, relacionadas a contratos de pequeno valor e questões que envolvam a vizinhança, e também de família, como em casos de guarda, convivência, divórcio, alimentos, entre outros.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, no Centro Universitário Univel. Para esclarecimento de dúvidas ou agendamento de horário, entrar em contato pelo telefone (45) 3036-3633 ou Whatsapp 45 99111-2410.

08.12.2020

Univel realiza primeira missa online
Compartilhando experiências: alunos de Medicina Veterinária participam de conversa com profissional da área