CEJUSC promoveu o 1º Círculo de Construção de Paz na Univel

O evento proporcionou aos participantes conhecer os métodos de justiça restaurativa

Incentivando o diálogo e os métodos de justiça restaurativa, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) - Posto Avançado Univel em parceria com o CEJUSC Fórum, promoveu o 1º Círculo de Construção de Paz. O evento aconteceu no Centro Universitário de Cascavel - Univel e foi dedicado aos acadêmicos integrantes do CEJUSC, colaboradores do SAJU (Serviço de Assistência Jurídica) e Coordenação de Direito.

Os participantes do evento puderam vivenciar de forma dinâmica uma abordagem da justiça restaurativa, em que se busca trabalhar na compreensão e resolução do conflito olhando para as necessidades de todos os envolvidos e principalmente buscando a prevenção dos conflitos. "Sentimos na prática como as técnicas de uma sessão de justiça restaurativa são realmente eficazes. Em pouco tempo estávamos em um ambiente de confiança, onde pudemos falar sobre questões tão pessoais sem qualquer receio", conta a colaboradora da Univel Talita Ferreira.

O encontro foi conduzido pelos facilitadores Marli Takaiama, Paulo Simões e Caroline Cassol. "Foi excelente a iniciativa do professor Leonardo de fazer um círculo de construção de paz na Univel, porque o círculo, na justiça restaurativa, evoca o melhor nos participantes.  Coletivamente, constrói-se um espaço seguro onde a cada um é dada igual oportunidade de ouvir com o coração e de falar sem ser interrompido. E neste momento, onde o isolamento social tirou-nos o contato físico com outras pessoas, a partilha das experiências no círculo foi muito rica, com sentimentos de amorosidade, acolhimento e afago, que todos nós precisamos", ressalta Marli Takaiama.

O Coordenador do CEJUSC Posto Avançado - Univel, professor Leonardo Garcia, destaca que o evento foi ainda mais importante neste ano. "Aproximar as pessoas de forma presencial, em um ano tão atípico e oferecer uma atividade valorosa e reflexiva, nos revigora e fortalece nossos vínculos. Ademais, a integração proporcionada neste encontro reforça o caminho de vanguarda da cultura de paz”.

16.12.2020

O Novo Normal é tema do EAD em Foco 2020 na Univel