Chefes de destaque nacional na VII Jornada acadêmica de Gastronomia da Univel

Chefes de destaque nacional na VII Jornada acadêmica de Gastronomia da Univel

Chefes de destaque nacional na VII Jornada acadêmica de Gastronomia da Univel

 

Nos três dias de Jornada acadêmica de Gastronomia que aconteceu no Centro Universitário de Cascavel - UNIVEL, os sabores de várias partes do mundo ganharam destaque. Além dos acadêmicos do curso de Gastronomia, as atividades, foram abertas para o público, com experiências de aprendizado, marcadas por sabores únicos, com chefs que são mestres da culinária. No primeiro dia, teve Cozinha Tailandesa, workshop de Hambúrguer com o chef Ogro Jimmy, fundador do Ogrostronomia, que é um site e canal de culinária no Youtube e apresentador de um quadro de culinária no programa Mais Você da Ana Maria Braga, Coquetéis, Comfort Food, Cozinha Mineira e Cozinha Portuguesa.

No segundo dia, teve os workshops de doces como os Cupcakes, os Dripping Cake e Semi Naked Cake, com o professor e chef Eric Velazquez, a Gatronomia Saudável, com os Brigadeiros funcionais do chef Alcides Gomes, especialista em cozinha internacional e saudável, além dos Sanduíches Internacionais, Cozinha Mediterrânea, e os Cortes, churrasco e acompanhamentos com o Ogro Jimmy.

No terceiro dia, aconteceu um workshop de Modelagem em pasta americana com a designer Vivi Cake, os Clássicos da ilha Esmeralda - Irlanda, com Renato Nascimento, e um workshop com a chef Dayse Paparoto, vencedora da primeira temporada do Masterchef Profissionais. Os alunos do curso de Gastronomia participaram de uma competição, que teve como jurados os chefs Ogro Jimmy, Alcides Gomes e Renato Nascimento, que é egresso da instituição.

Os universitários participaram de uma competição, onde eles receberam  ingredientes em uma caixa misteriosa. A cooordenadora do curso de Gastronomia, Raquel Goreti Dreher, fala sobre o concurso que está na terceira edição, "Acreditamos que um bom profissional é aquele que domina as técnicas, mas, que também tem habilidade com a criação de pratos, a partir de elementos surpresas". Na competição, os alunos do primeiro ano tiveram uma hora de prova para entregar um prato principal e uma sobremesa, a dupla vencedora foi Everton e Cintia, com o prato Baby beef, recheado, acompanhado de abóbora picante e molho de cebolas rústicas e tortinha crocante de goiabada com creme de tofu e parmesão. Os alunos do segundo ano, tiveram 1h15 de prova, para entregar uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, os vencedores foram Isabela e Daniel, com a salada tropical de manga com pimenta rosa, releitura do quibebe com alcatra salteada e arroz integral de limão siciliano e de sobremesa caramelo salgado com ganache de chocolate branco e castanha de caju. Para o chef Jimmy, os acadêmicos estão de parabéns pela forma como conduziram as provas, "Experimentei pratos saborosos, que foram feitos com técnica e profissionalismo. Gosto da ideia de aproveitamento total dos alimentos, gosto da ideia de usar a casca, evita desperdícios e traz novas texturas para o prato", ressalta. Segundo o chef Alcides Gomes, os estudantes que venceram são merecedores porque usaram técnica e pesquisa, "Eles pensaram no sabor, são pratos deliciosos, e eu adorei a preocupação com a apresentação do prato", conclui. De acordo com o chef Renato Nascimento, que é egresso, os alunos de Gastronomia que venceram as provas são audaciosos e preparados, "É impressionante como estes alunos estão preparados, eles se arriscaram nos temperos e estão vindo com tudo na profissão".

Para encerrar o evento, teve uma palestra com a chef Dayse Paparoto, ela abordou o tema "Desafios atuais de um cozinheiro", para ela, o sucesso depende de amor pela cozinha, estudo e muita dedicação, "Minha dica para os alunos, é que aproveitem a infraestrutura que a faculdade oferece para aprender com técnica, é importante saber o preparo certo; para isso, é preciso muito esforço pessoal".

 

Por: Núcleo de Comunicação

18.10.2017

Galeria de fotos

Mário Gazin, empreendedor de sucesso na Univel
Conquista do Centro Universitário e Dia dos Professores é comemorado na Univel