Confira as principais dicas sobre a ABNT e formatação de trabalhos acadêmicos

Confira as principais dicas sobre a ABNT e formatação de trabalhos acadêmicos

Confira as principais dicas sobre a ABNT e formatação de trabalhos acadêmicos

 

Formatação básica de trabalhos:

Vamos começar pelas dicas mais simples nas formatações e essas servem para todo tipo de trabalho acadêmico. Anota aí:

- Folha branca e papel A4;

- As margens têm tamanhos diferentes, a direita e a inferior devem ter 2 cm, e a esquerda e a superior 3cm;

- Fonte Arial, tamanho 12 e o texto em preto;

- Espaçamento entre as linhas é de 1,5;

- Citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas e tabelas, a fonte deve ser no tamanho 10;

- Palavras em outro idioma devem estar em itálico.

 

Modelos de trabalhos disponíveis: 

No link abaixo você encontra os modelos de trabalho: 

- Modelo para Projeto de Pesquisa

- Modelo para Monografia

- Modelo de Capa Dura - TCC e Monografia

- Modelo de Resenha

- Modelo de TCC - Pós

- Modelo de Artigo Pós

Acesse: http://bit.ly/2OS2GgE

 

Sumário:

A primeira dica na formatação do sumário é que as seções primárias e secundárias devem estar em negrito e somente a seção primária em letras maiúsculas e o referencial deve acompanhar a linha de início do texto. Na imagem tem um exemplo de como deve ficar o layout.

Uma dica é que no Word é possível gerar sumário automático, mas atenção, qualquer erro na formatação pode gerar falhas na numeração. Então leia com atenção os tutoriais e confira sempre as informações. No site da Microsoft tem um tutorial bem bacana sobre como criar um sumário: http://bit.ly/2Kov9Ki

 

Espaçamento:

Depois dessa dica vai ficar mais simples entender o espaçamento:

- Entre a seção e o texto, deve deixar uma linha em branco (um “enter”), e o espaçamento entre as linhas é de 1,5;

- Nos textos o espaçamento também é de 1,5, exceto na citação longa, onde o espaçamento deve ser simples (1,0).

 

Títulos:

Algumas dicas bem simples para te ajudar a formatar os títulos. Anota aí:

- Na hora de montar os títulos a regra é bem simples, nas seções primárias, as que vão só um número, como 1 ou 2, são em letras maiúsculas e em negrito.

- Nas seções secundárias, onde vai um ponto entre os números (1.1 ou 2.3) o título é escrito em maiúscula e SEM negrito.

- A partir das seções terciárias os títulos devem ser escritos apenas com a primeira inicial maiúscula e sem negrito.

 

Citação:

Quando é preciso citar a fonte, você sabe? A resposta é SEMPRE! 

Quando é copiada uma informação e não é dado o crédito, é considerado plágio, e pode levar o seu trabalho a ser suspenso.

Uma dica geral sobre citações é que elas seguem o sistema autor-data, o que significa que onde for colocar a origem da informação você coloca o NOME DO AUTOR EM LETRAS MAIÚSCULAS, e a data da publicação do conteúdo.

Citações de até 3 linhas são curtas, e devem ser colocadas entre aspas, já as citações com mais de 3 linhas devem ser colocadas com tamanho 10, espaçamento simples (1,0), e com recuo da margem de 4 cm.

Pode parecer besteira, mas um espaço ou uma vírgula no lugar errado pode descontar pontos no seu trabalho. Então fique atento às regras. Confira a formatação correta das citações na imagem. 

 

Referências

Além de citar de onde você pegou a informação, ao final do documento é preciso referenciar de onde veio e complementar as informações, e na hora de fazer isso surgem tantas dúvidas quanto com as citações.

São vários formatos de documentos, então aqui vai uma dica extra sobre referências:
No site da Universidade Federal de Santa Catarina, você pode gerar referências documentos jurídicos (legislação e jurisprudência), patentes, partituras, normas técnicas, slides, filmes, vídeos e outras, da uma olhada: www.more.ufsc.br

 

Sites de pesquisa:

Na hora de pesquisar é muito importante que o conteúdo seja de fontes confiáveis. Para auxiliar aqui vão algumas dicas de sites e modelos de pesquisa que vão te ajudar a encontrar ótimos conteúdos.
Na pesquisa Google, coloque o tema que está procurando e no final da frase uma das alternativas:

- Resumo, abstract;

- PDF;

- PDF, dissertação;

- PDF, tese.

 

Além destes, você também pode consultar no Google Acadêmico ou no Google Livros, no site da Scielo (www.scielo.br), Site do Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br/) ou no site dos Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.br/).

Lembrando que as regras podem mudar entre graduação, e pós, então siga sempre os modelos disponíveis no site http://bit.ly/2OS2GgE

 

Por: Núcleo de Comunicação 

11.01.2019

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