Contação de Histórias é tema de Aula Inaugural dos cursos de Artes Visuais e Pedagogia da Univel

Os acadêmicos aprenderam mais sobre o papel do professor no desenvolvimento do aluno desde o ensino fundamental

O que tem por trás da Contação de Histórias? O ato de contar uma história, seja ela ensaiada ou lida, com recursos visuais ou apenas com o livro, tem papel fundamental na formação do aluno desde o ensino fundamental. Os acadêmicos de Pedagogia Educação a Distância e Presencial, e de Artes Visuais participaram nesta segunda-feira (01) da Aula Inaugural dos cursos com o objetivo de demonstrar a importância deles enquanto futuros professores desenvolverem atividades como estas.

A Contação de Histórias é utilizada há muitos anos como meio de compartilhar conhecimento e ensinar valores de convívio humano e social. A atividade também tem um papel fundamental no desenvolvimento da comunicação, oralidade e gosto pela leitura. Com o tema “Contar e Encantar: Corpo, voz e o ato de despertar o imaginário através do ato de contar histórias”, a professora Lysiane Baldo compartilhou com os alunos diversos aspectos do processo de preparação das atividades, e nos resultados destas ações com os alunos. “Quando se assiste um programa, você vê uma imagem pronta. Mas no momento da oralidade, a narração da história permite que realmente a imaginação se desenvolva, este potencial imaginativo para o aluno é muito importante”, explica a professora.

A professora Tchierly Juliani Bier abordou o tema “Quem conta um conto aumenta um ponto”, demonstrando aos alunos diversas abordagens na contação, seus aspectos e objetivos, mostrando a relação da prática destas atividades com o desenvolvimento integral dos alunos, seja na educação infantil, fundamental ou médio. A Coordenadora do Curso, Gislaine Buraki falou da importância dos acadêmicos conhecerem mais sobre o tema. “Percebemos a importância de desenvolver atividades e práticas relacionadas à leitura, em especial de demonstrar ao acadêmico o diferencial de sermos leitores. Que todo professor precisa fazer leitura e desenvolver este hábito com os seus alunos”, explica.

As palestras foram transmitidas ao vivo pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem para o curso de Pedagogia da Educação a Distância da Univel de Cascavel e dos seis polos.  Os alunos puderam acompanhar o evento e interagir com os professores e colegas.

05.04.2019

Aula Magna de Psicologia proporciona novos aprendizados