Coordenadora de Direito da Univel recebe nota máxima em Doutorado pela PUC-SP

A Coordenadora do curso de Direito da Univel, Caroline Buosi Velasco, foi aprovada no Doutorado em Análise do Comportamento Humano, pela PUC-SP. Defendendo sua tese  “Programa de Capacitação para Famílias Acolhedoras” obteve a nota máxima com louvor. O Doutorado trata da Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, e busca a formação de pesquisadores autônomos, criativos, competentes e críticos, além de docentes capacitados para as mais diversas exigências do ensino superior.

O foco da pesquisa foi capacitar as famílias do programa social “Famílias Acolhedoras”, para tornar a convivência dessas crianças e adolescentes mais harmônica e saudável, durante o período de transição. Para tal, foi feito um acompanhamento destas famílias, apoio e suporte que advém das equipes multidisciplinares. Deste, foi elaborada uma cartilha para auxiliar na capacitação, tratando das principais ações que devem ser tomadas pelas famílias, a fim de que tenham relações saudáveis, com sentimentos equilibrados, tornando este período mais agradável para o menor acolhido. Este acolhimento é benéfico por diferentes motivos, para o Estado que assegura o melhor desenvolvimento da criança, respeitando a convivência familiar, e segundo a pesquisadora Caroline Buosi “porque é um princípio constitucional e sabe-se dos benefícios disso em prol da criança”.

O Programa Famílias Acolhedora funciona desde 2006 em Cascavel, e nele são acolhidas mais de 250 crianças em 150 famílias, sendo referência na américa latina e é considerado o maior programa de acolhimento do Brasil. Quando a justiça entende que esta criança ou adolescente não está mais em condições de permanecer com a família de origem, ela seria encaminhada ao lar dos bebês ou recanto da criança, mas hoje elas vão para as casas das famílias acolhedoras até que a situação se defina.

Dentre os tópicos trabalhados no projeto, o de maior destaque e importância é sobre o comportamento da criança. E importância deste foco se dá ao fato de  que a criança acolhida passa por inúmeras situações que podem ser desde violência física à violência sexual, podendo reagir de maneira agressiva ou exclusiva. É de extrema importância que as famílias saibam como interagir com a criança, reagindo melhor às dificuldades.

Com Mestrado em Direito, Caroline Buosi explica que mesmo o doutorado sendo em psicologia, “o projeto envolve o curso de direito, porque o programa é do judiciário”, e neste contexto pretende trazer a vivência na prática com as famílias acolhedoras para projetos experimentais no curso de Direito, “pretendo trabalhar no próximo ano um projeto de extensão ou pesquisa sobre esse tema, precisamos escrever mais sobre o programa de Cascavel, através da pesquisa nesta linha os alunos poderão ivenciar e conhecer mais deste projeto tão novo e que tem dado tão certo, com experiências tão gratificantes”, explica a coordenadora.

Um dos diferenciais do curso de Direito da Univel é o engajamento no mercado de trabalho. O curso já possui o Serviço de Assistência Jurídica (SAJU), onde os alunos acompanham audiências e atendem a comunidade, e projetos de extensão que possibilitam a inserção dos alunos na realidade da população, tornando-os mais capacitados.

Caroline Buosi Velasco

A Univel possui conceito 4 no Enade, tendo 60% de nossos professores Mestres e Doutores. Conceito que reflete diretamente no ensino da faculdade que é formada por professores renomados, que buscam constantemente atualização de seus conhecimentos e crescimento profissional. A professora Caroline Buosi é um destes exemplos. Além de estar concluindo o Doutorado, também possui Mestrado na área de Direito pela Universidade Federal do Paraná, Pós graduação em Psicologia Analítico Comportamental e em Educação a Distância, e sua graduação em Direito pela Univel. Dentre suas especializações, ela também exerce a função de docente de Psicologia Jurídica e Aplicada na Univel e coordenadora do Projeto de Extensão "Combatendo a Violência Infantil" de 2012 a 2015.

Coordenadora de Direito da Univel recebe nota máxima em Doutorado pela PUC-SP

Professor da Univel escreve livro sobre a marca como influência no mercado de agronegócio
Professora da Univel faz pesquisas na Europa para Doutorado