Curso de Agronomia da Univel promove aulas práticas na Fazenda Escola

Curso de Agronomia da Univel promove aulas práticas na Fazenda Escola

Curso de Agronomia da Univel promove aulas práticas na Fazenda Escola

 

A aula prática aconteceu para os alunos do 1° período conhecerem a estrutura da Fazenda Escola e para os alunos de 5° período  irem a campo e identificarem doenças e pragas que atingem as plantações

Os acadêmicos do curso de Agronomia do Centro Universitário de Cascavel - Univel, participaram de uma aula prática na Fazenda Escola, espaço com estrutura completa e em meio a natureza que proporciona aos alunos um ambiente para praticar e vivenciar a profissão. "Hoje na Fazenda Escola estamos realizando aulas práticas nas matérias de Introdução a Agronomia, Fitopatologia e de Grandes Culturas. O objetivo da aula prática é darmos suporte para o aluno, do que de fato ocorre no campo. Portanto é de grande importância a presença das atividades práticas, para eles conseguirem identificar os desafios que a agricultura pode proporcionar”, ressalta a Coordenadora do Curso de Agronomia, Vanessa Taques Batista.

Para o professor do curso de Agronomia, Alexandre Miller, o momento é de grande importância para os acadêmicos, principalmente para os calouros do curso. “A intenção desse momento é justamente apresentar para os nossos acadêmicos a Fazenda Escola, para que eles comecem a ter um contato com o meio agrícola. Esse encontro é para que eles comecem a mexer com a terra”, explica Alexandre.

Para os alunos, as aulas práticas na Fazenda Escola são importantes por se tratar de um momento no qual eles têm contato com o meio agrícola, tiram dúvidas e conseguem identificar e colocar em prática o que não seria possível em sala de aula. Para a acadêmica do 1° período de Agronomia, Camila Vitorio de Melo Pinto, as aulas práticas são de grande importância na sua jornada acadêmica. "É muito bom ter aula prática, aprender com o professor do lado e tirar as dúvidas, está sendo muito bom pra mim”, conta Camila.

A aluna do 5° período de Agronomia, Adrielle Catarina Soares Vieira, estava presente na aula de Fitopatologia, na qual estavam identificando os sintomas, causas e os riscos de pragas nas plantas e os métodos de prevenção. “É essencial e extremamente importante entendermos os riscos que as plantas sofrem com todas as doenças e pragas e como poderemos sanar isso. Acredito que é uma das principais atividades do agrônomo em campo. Vindo a campo conseguimos identificar isso”, ressalta Adrielle.

Os  acadêmicos e futuros engenheiros agrônomos também contaram os motivos pelos quais escolheram o curso. Para o acadêmico do 1° período de Agronomia, Gustavo Lopes Jacob, o convívio com o ambiente rural é de família e busca mais conhecimento para trabalhar na área. “Meu pai já trabalha no ramo e tenho convivência com o pessoal da área desde pequeno. É uma coisa que eu gosto e espero conseguir um melhor aproveitamento, aprender bastante e poder colocar em prática sendo um excelente engenheiro agrônomo”, conta Gustavo.

Representatividade feminina no campo e mostrar o potencial do agronegócio, são os motivos da acadêmica do 1° período, Camila, para a escolha do curso. “Escolhi  estudar agronomia para mostrar a força da mulher no campo, que agronomia é o futuro do Brasil e o agronegócio pode gerar cada vez mais emprego, também porque eu gosto de estar sempre no campo, ajudando e mostrando o potencial que nós temos” conta Camila. 

Por: Núcleo de Comunicação

31.03.2021

Galeria de Fotos

Exposição Virtual: Outro Brasil para se ver
Lançamento de livro e reflexões do momento atual fizeram parte da Aula Magna do curso de Psicologia da Univel