Curso de Biomedicina da Univel realiza Projeto “Saúde do Imigrante”

Curso de Biomedicina da Univel realiza Projeto “Saúde do Imigrante”

Curso de Biomedicina da Univel realiza Projeto “Saúde do Imigrante”

Os acadêmicos realizaram diversos exames de forma gratuita e explicaram sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde 

 

Com objetivo de promover saúde aos imigrantes residentes em Cascavel, o curso de Biomedicina do Centro Universitário de Cascavel - Univel, desenvolveu o projeto de extensão “Saúde do Imigrante”, no qual foi realizado diversos exames laboratoriais para identificar doenças como diabetes, parasitoses, colesterol alto, anemias, entre outras e explicaram como funciona o Sistema Único de Saúde.

De acordo com a coordenadora do curso de Biomedicina, Talitha Stefanello, o projeto foi uma oportunidade dos acadêmicos realizarem atendimentos e entenderem como funciona na prática a realização dos exames, além de contribuir com a comunidade de imigrantes. “A ideia principal era a realização de exames laboratoriais que pudessem identificar diversas doenças importantes e frequentes na população e também explicar a eles como funciona o nosso sistema de saúde pública, o SUS, quais serviços são ofertados, quais são direitos deles, quando procurar uma UPA, uma UBS, entre outros atendimentos”, conta Talitha.

Para a acadêmica do 4° semestre do curso de Biomedicina, Heloísa Helena Medeiros Dal Molin, participar de projetos como esse é de suma importância pois é uma oportunidade de colocar em prática atividades da futura profissão. “Participar do projeto é importante, principalmente para nós termos essa experiência de coletar sangue, de emitir os laudos e atuar com atividades que vai fazer parte da profissão que iremos atuar, além de se tratar um lado mais humanista porque tivemos contato direto com o paciente”, 

O projeto de extensão “Saúde do Imigrante” envolveu 4 disciplinas do 4º período de Biomedicina, hematologia clínica, parasitologia clínica, imunologia clínica e citopatologia e uroanálise. Cada professor ficou responsável por realizar determinados exames laboratoriais com os alunos.

 

Por: Núcleo de Comunicação

17.11.2021

Galeria de Fatos

 

 

XIX Jornada Científica da Univel teve como tema Humanização e Dignidade das Relações Sociais
Acadêmico da 1° turma de Engenharia Mecânica da Univel desenvolve bancada didática para estudo do ciclo de refrigeração