Curso de Biomedicina da Univel realiza Projeto “Saúde do Imigrante”

Os acadêmicos realizaram diversos exames de forma gratuita e explicaram sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde

Com objetivo de promover saúde aos imigrantes residentes em Cascavel, o curso de Biomedicina do Centro Universitário de Cascavel - Univel, desenvolveu o projeto de extensão “Saúde do Imigrante”, no qual foi realizado diversos exames laboratoriais para identificar doenças como diabetes, parasitoses, colesterol alto, anemias, entre outras e explicaram como funciona o Sistema Único de Saúde.

De acordo com a coordenadora do curso de Biomedicina, Talitha Stefanello, o projeto foi uma oportunidade dos acadêmicos realizarem atendimentos e entenderem como funciona na prática a realização dos exames, além de contribuir com a comunidade de imigrantes. “A ideia principal era a realização de exames laboratoriais que pudessem identificar diversas doenças importantes e frequentes na população e também explicar a eles como funciona o nosso sistema de saúde pública, o SUS, quais serviços são ofertados, quais são direitos deles, quando procurar uma UPA, uma UBS, entre outros atendimentos”, conta Talitha.

Para a acadêmica do 4° semestre do curso de Biomedicina, Heloísa Helena Medeiros Dal Molin, participar de projetos como esse é de suma importância pois é uma oportunidade de colocar em prática atividades da futura profissão. “Participar do projeto é importante, principalmente para nós termos essa experiência de coletar sangue, de emitir os laudos e atuar com atividades que vai fazer parte da profissão que iremos atuar, além de se tratar um lado mais humanista porque tivemos contato direto com o paciente”,

O projeto de extensão “Saúde do Imigrante” envolveu 4 disciplinas do 4º período de Biomedicina, hematologia clínica, parasitologia clínica, imunologia clínica e citopatologia e uroanálise. Cada professor ficou responsável por realizar determinados exames laboratoriais com os alunos.

17.11.2021

Galeria de Fatos

XIX Jornada Científica da Univel teve como tema Humanização e Dignidade das Relações Sociais
Acadêmico da 1° turma de Engenharia Mecânica da Univel desenvolve bancada didática para estudo do ciclo de refrigeração