Curso de Engenharia Mecânica da Univel é reconhecido com nota máxima no MEC

Curso de Engenharia Mecânica da Univel é reconhecido com nota máxima no MEC

Curso de Engenharia Mecânica da Univel é reconhecido com nota máxima no MEC

 

A conquista é fruto do trabalho incessante e dedicação da instituição, do corpo docente e acadêmicos da instituição

 

O mês inicia com mais uma conquista para o Centro Universitário de Cascavel - Univel. O curso de Engenharia Mecânica obteve a nota máxima na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), comprovando a qualidade de ensino do curso e o preparo do corpo docente. 

Para a Diretora de Desenvolvimento da Univel,  Caroline de Cássia Francisco Buosi Velasco, a nota 5 na avaliação de reconhecimento do MEC para o curso de Engenharia Mecânica comprova que a instituição oferece a mesma qualidade dos cursos das áreas tradicionais, como Negócios e Saúde para os cursos das Engenharias. “A nota representa o início de um ciclo de avaliações nos cursos das Engenharias e começamos esse processo com uma nota máxima, demonstrando a qualidade que a instituição já exercia nos cursos da área da Saúde e Negócios, também nas Engenharias. Sem dúvidas, essa nota é extremamente importante para a Univel, porque demonstra que a gente consegue manter o padrão na qualidade do curso, em todas as áreas de atuação”, ressalta Caroline. 

Para o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Univel, Germano Assunção, a nota máxima do MEC demonstra a qualidade do ensino ofertado, engajamento do corpo docente e de toda equipe da instituição. “A nota 5 reflete o trabalho sério que vem sendo realizado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, equipe técnica, equipe do Setor de Desenvolvimento e a dedicação dos discentes. Todos trabalham de forma uníssona para ter esse excelente resultado. Destaco também o investimento que a instituição fez nos laboratórios desde o início do curso, que permitiu o curso de Engenharia Mecânica ter uma excelente estrutura para atender os seus alunos”, declara Germano.  

De acordo com o professor do curso de Engenharia Mecânica da Univel, Dr. Thiago Guerra, o curso conta com uma contribuição teórica sólida e bem fundamentada, principalmente nos momentos iniciais, mas o foco é bastante voltado para a prática, contando com laboratórios muito bem estruturados e bem administrados por professores com experiência ímpar. “Vejo ainda como um grande diferencial nossa proposta de apresentar e proporcionar aos alunos a inserção ao meio de pesquisas acadêmicas, contando com grupos de pesquisa que desenvolvem atividades focadas em análises de materiais e os impactos que processos externos possam causar aos mesmos. Coordeno os grupos de pesquisa de soldagem de aços avançados e caracterização de materiais, onde pudemos perceber um salto de 5 acadêmicos para quase 20, em questão de dois anos. Isso mostra que nosso empenho juntamente com a direção da instituição vem dando bons frutos, inclusive aumentando nossa participação em congressos internacionais e publicações em periódicos importantes”, conta Thiago. 

Ainda de acordo com o professor, o MEC atribui a nota 5 em cursos de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais. “Diante deste panorama, nós do NDE da Engenharia Mecânica nos sentimos muito felizes e gratificados pela atribuição da nota 5, pois comprovamos que nosso trabalho além de estar no caminho certo, foi devidamente reconhecido. O merecimento da nota se deve a todos os professores, que direta ou indiretamente, deram seu melhor para levar o nome do curso de engenharia mecânica a esse patamar, em especial à pessoa do coordenador, professor Germano, que administrou e liderou sempre com excelência o curso. A nota representa não mais do que nossos esforços sendo reconhecidos por parte do MEC. Devemos essa atribuição também aos alunos que entendem nossa política de ensino e que fazem parte deste grande time que compõe a Engenharia Mecânica”, declara Thiago. 

 

Por: Núcleo de Comunicação

Univel recebe integrantes do Instituto Água e Terra para explicar sobre o Programa de Voluntariado em Cuidados de Animais Silvestres
Ensino de Verdade gera Reconhecimento: Curso de Ciências Contábeis EaD da Univel é reconhecido com nota máxima pelo MEC