Curso de Gastronomia da Univel realiza diversas oficinas para a comunidade

Curso de Gastronomia da Univel realiza diversas oficinas para a comunidade

Curso de Gastronomia da Univel realiza diversas oficinas para a comunidade

Foram realizadas oito oficinas gratuitas com objetivo de contribuir com o ensino de técnicas de preparação de diversos pratos e possibilitar novas fontes de renda 
 

O curso de Gastronomia do Centro Universitário de Cascavel - Univel realizou as seguintes oficinas: preparação de docinhos, pizzas, bolachas caseiras (amanteigadas, cookies e pão de mel), cup cakes, lasanhas, bolos caseiros, massas caseiras e donuts, todas de forma gratuita e abertas para comunidade. 

Para a coordenadora do curso de Gastronomia da Univel, Dra. Raquel Dreher, a realização das oficinas é uma forma dos acadêmicos estarem envolvidos com uma atividade prática que envolvesse diretamente à comunidade, prestando uma ação social. “O nosso objetivo é que o acadêmico pudesse contribuir com a comunidade local, de forma a instruir com técnicas sobre o preparo de alguns alimentos que poderiam então ser produzidos pelas famílias e vendidos,  sendo uma nova fonte de renda para as famílias”, ressalta Raquel. 

A realização das oficinas foi uma oportunidade dos acadêmicos do curso vivenciarem na prática a experiência docente, pois foram os responsáveis pela definição do tema de cada oficina, pela elaboração das receitas, da lista de compras e por ministrar o próprio treinamento.

De acordo com a professora do curso de Gastronomia, Sandra Borçoi, a disciplina de extensão teve como proposta desenvolver uma atividade que envolvesse a comunidade em algum projeto dentro da Univel e para nós da gastronomia foi pensado então em oferecer oficinas “Faça e Venda” para a comunidade como um auxílio assim gerador de uma renda extra. “Eu como professora apenas fiquei registrando e supervisionando, mas foram os acadêmicos que ministraram todas as oficinas, também apresentaram as formas de venda dos produtos, as opções de preço de venda, uma explicação sobre os custos, qualidade e ao final eles e os participantes puderam degustar os produtos feitos”, conta Sandra. 

Para a professora, as oficinas tiveram uma boa aceitação por parte da comunidade e cada participante fez a doação de 1 kg de alimento no ato da inscrição, que posteriormente foi para doação. “Tivemos um ótimo resultado, as pessoas que participaram gostaram bastante das oficinas e dos alunos. Os alimentos que foram arrecadados nós entregamos para a Cáritas Arquidiocesana, que faz doações para famílias necessitadas de Cascavel”, ressalta Sandra Borçoi.

A acadêmica do curso de Gastronomia da Univel, Mayara Aparecida, participou da oficina de docinhos e foi uma oportunidade de levar conhecimento para as participantes. “Tivemos que desenvolver nossa oficina desde a apostila, materiais para teste, ficha técnica de preparos e custos, entre outros. Para ensinarmos primeiramente precisamos ter certeza que sabemos tudo sobre o curso, tirar nossas dúvidas foi fundamental para transmitirmos tudo. O dia da oficina foi emocionante, ver que 6 meses de trabalho se concretizaram em alunas que aprenderam e aplicaram seus conhecimentos adquiridos mudou minha forma de pensar. Atualmente a renda extra é uma ótima forma de fugir da crise, e os docinhos de festa podem proporcionar isso. Foi mesmo transformador, espero que possamos multiplicar essa ideia e levar conhecimento a mais pessoas”, declara Mayara.

 

Por: Núcleo de Comunicação

24.11.2021 

Coletânea Cascavel – I: Acadêmicos dos cursos de Design Gráfico e Arquitetura e Urbanismo da Univel realizaram exposição para homenagear os 70 anos de Cascavel
Descubra o seu novo mundo: Univel promove Vestibular 2022 e o maior evento de educação da região, o Univel Play