Curso de Psicologia da Univel realiza Aula Magna

Curso de Psicologia da Univel realiza Aula Magna

Curso de Psicologia da Univel realiza Aula Magna

Ministrada pela psicóloga Fabiane Fauth Ferreira, o evento reuniu professores e acadêmicos do curso de Psicologia para debater a temática "Saúde mental: Atuação do Psicólogo no Atendimento a Dependentes Químicos e Alcoólicos"

 

A realização de uma Aula Magna promove um momento de boas-vindas oficial do curso, a qual proporciona a troca de saberes, a partir da experiência de um profissional capacitado em determinada área, permitindo que os alunos compreendam conceitos primordiais para sua formação. 

O curso de Psicologia do Centro Universitário de Cascavel - Univel realizou uma Aula Magna com o tema "Saúde mental: Atuação do Psicólogo no Atendimento a Dependentes Químicos e Alcoólicos", ministrada pela psicóloga Fabiane Fauth Ferreira (CRP 08/11510), a qual abordou os principais desafios encontrados na atuação do psicólogo nestes contextos, agregando para a formação dos acadêmicos e futuros profissionais da psicologia. 

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Univel, Ligia Bresolin, o evento oportunizou a troca de experiências e de conhecimentos acerca da temática, além de possibilitar a integração entre os acadêmicos. “Além da fala da psicóloga, o evento contou com um momento de integração entre as turmas do curso, possibilitando que os alunos conhecessem melhor uns aos outros e trocassem experiências, conhecimentos e habilidades. Juntos construíram um material simbolizando o significado do que é "ser acadêmico de psicologia", tornando o encontro, além de muito construtivo, em reflexivo e sensibilizador!”, declara Ligia. 

Para a acadêmica do curso de Psicologia da Univel, Patricia Naomi, a temática abordada durante a Aula Magna é de grande importância e foi possível ter contato com informações sobre a saúde mental e bem-estar dos dependentes químicos e alcoólicos. “Achei o tema da aula magna extremamente importante a ser discutido, pois trata-se da saúde mental e bem-estar de indivíduos acometidos pela dependência química, alcoolismo e outros transtornos emocionais, para que eles possam se recuperar e conseguir uma qualidade de vida melhor e serem inseridos em sociedade novamente. A Fabiana, psicóloga que ministrou a palestra trouxe várias informações sobre o CEVAVI (Centro de Valorização À Vida) onde ela atua, o que mais me chamou atenção, foram os tipos de terapias oferecidas, existindo uma variedade como: Terapia em Grupo; Terapia individual e atendimento psiquiátrico e clínico; Grupo dos doze passos do AA/NA (Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos); Musicoterapia; Teatro/Psicodrama (representações de histórias); Aulas de desenho/artes; Grupo de relaxamento; Espiritualidade”, conta Patrícia. 

Para a acadêmica, a Aula Magna foi uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos acerca de uma das diversas áreas de atuação do psicólogo, da qual pretende atuar futuramente. “Trabalhar com dependentes químicos, é uma das possibilidades de atuação que penso após o final do curso, já estagiei na matéria de psicologia e saúde coletiva em uma clínica de reabilitação, e escutar um profissional com um grande cunho de atuação nesta área é sempre satisfatório e instigante”, declara Patricia Naomi.

 

Por: Núcleo de Comunicação

05.05.2022

 

Galeria de Fotos

Univel realiza Celebração Eucarística de Abertura do Ano Letivo
Os cursos de Fisioterapia e Nutrição da Univel são reconhecidos com nota máxima pelo MEC