Da Gastronomia para a vida

Com oportunidades de estágio em grandes empresas da área, os alunos adquiriram novos conhecimentos e experiências

O estágio é uma experiência que proporciona um grande diferencial durante a graduação, pensando nisso, o curso de Gastronomia do Centro Universitário de Cascavel - Univel, auxilia os alunos do último ano a conseguir estágio extracurricular em uma empresa parceira da Instituição. “Esses estágios são um diferencial para o nosso curso, porque acontecem nas férias para os alunos que realmente têm interesse em fazer algo a mais. Então é uma grande oportunidade de aprendizado”, explicou a Coordenadora do curso de Gastronomia, Raquel Goreti Eckert Dreher.

As parcerias costumam ser com grandes empresas, para o aluno conhecer a rotina de uma cozinha profissional. “Embora a maioria das aulas sejam práticas na faculdade, o hotel me proporcionou uma maior imersão nesse universo, pois a demanda de pratos e pessoas  é bem maior”, contou Karoline Ribeiro Cruz, que fez o estágio no Hotel Belmond, em Foz do Iguaçu. Para Vanessa Pompermaier, que estagiou no Hotel Nomaa, em Curitiba, a oportunidade foi única. “Sempre tive interesse em saber como era a rotina na cozinha de um hotel, e lá pude acompanhar todo o processo, desde a escolha do ingrediente na horta, sua recepção, seleção, higienização, armazenamento, pré preparo e finalização. Isso contribuiu muito para visualizar na prática como acontecem as etapas que estudamos em sala”.

Pedro Angelo Comamala adquiriu uma experiência diferente da qual estava acostumado ao  realizar o estágio no restaurante VEG VEG, em Curitiba. “Não é porque o prato não possui nada de origem animal que não será saboroso, muito pelo contrário. Vi um carinho e cuidado muito grande com os ingredientes e temperos utilizados, e isso vou levar adiante”, diz Pedro. Estagiando no Hotel Belmond, João Manoel Meira Rodrigues, além de aproveitar a experiência na cozinha, também aproveitou a paisagem. “A experiência de estar em um Hotel em frente as Cataratas do Iguaçu, umas das sete maravilhas da natureza, já se torna única, e dentro do hotel é claro que as experiências  só poderiam ser ótimas. Trabalhar com pessoas do mundo todo, cada uma com histórias diferentes e seu método específico de fazer os alimentos, proporciona várias opções de aprendizagem”, destaca.

Hoje efetivos no Hotel Belmond, Karoline Ribeiro Cruz e João Manoel Meira Rodrigues, realizam seus sonhos após a experiência do estágio. “Ao finalizar o estágio tive a oportunidade de ser convidado a trabalhar no Hotel, algo que me deixou muito feliz porque além de ser um sonho, ver que seu trabalho durante o estágio foi reconhecido é  algo muito gratificante”, conta João. “O Belmond era um dos locais que sonhava em trabalhar e poder colocar minha profissão em prática é extraordinário, pois pude estar em um ambiente agradável com pessoas experientes e renomadas na gastronomia, além disso, compartilhar o amor pelo que fazemos”, finaliza Karoline.

Karoline ribeiro Cruz - Hotel Belmond

“Foi muito importante e gratificante, pois pude adquirir conhecimentos e experiências em minha área, fiz amigos e recebi ensinamentos que levarei para toda vida. Pude atuar em várias praças tais como açougue, confeitaria, café da manhã, buffet, a la carte e garde manger de uma maneira não vista antes por mim. Por fim, fui gratificada com uma proposta de emprego efetivo no hotel em consequência aos meus esforços e dedicação”.

Pedro Angelo Comamala - VEG VEG

“Foi demais! Pude ver de perto como é a correria de um restaurante. Experimentei novos sabores e adquiri muita informação sobre o veganismo. Pude participar de todos os setores da cozinha, onde aprendi a fazer os embutidos, hambúrgueres e queijos na produção. Tive certeza que trabalhar  com cozinha e alimentação é o que gosto, e a experiência do estágio me ajudou a trazer isso para mais perto”.

Vanessa Pompermaier - Hotel Nomaa

“O estágio no Hotel Nomaa foi uma oportunidade única, lá aprendi a valorizar cada vez mais o alimento que está sendo preparado, a importância de tudo que envolve sua produção e entender os meus limites assim como conhecer minhas habilidades. Os dias na cozinha do Hotel me fizeram ter certeza do caminho que quero seguir e aflorou o amor pela gastronomia. Mesmo sabendo da rotina árdua de uma cozinha, esse é o caminho que eu quero seguir,  pois não há satisfação maior do que poder levar um pouco de amor através da comida”.

João Manoel Meira Rodrigues - Hotel Belmond

O estágio foi muito bom! Pude auxiliar em várias áreas da cozinha, do café da manhã até o jantar, e fazer isto em um hotel que é considerado um dos melhores do Brasil me fez olhar de maneira mais crítica para o que estava fazendo. Tudo o que fazemos conta como experiência, sejam elas boas ou ruins, sempre servirão para nos ensinar algo. Ganhei uma bagagem muito grande pela seriedade e respeito que as pessoas e empresas têm pelo local. Sempre tive dúvida em relação ao que eu gostaria de trabalhar, se seria na área da cozinha quente ou na confeitaria, com o estágio tive experiência em ambas as áreas, infelizmente a dúvida ainda persiste, porque sou apaixonado por ambas, porém estou trabalhando na cozinha quente e estou muito feliz”.

06.03.2019

Volta às aulas: Univel inicia o ano letivo com novidades
Univel participa de evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher