Dia do Pedagogo gera debate sobre o papel da educação

O Pedagogo é responsável por planejar, executar e coordenar tarefas no setor de educação, com atuação em diversos momentos da alfabetização, infância e desenvolvimento da criança e do adolescente. Para comemorar esta data, os acadêmicos de Pedagogia da modalidade a distância e presencial do Centro Universitário de Cascavel - Univel receberam uma palestra no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, para debater o papel da educação.

O dia do Pedagogo foi instituído pela Lei nº 13.083/2015, como forma de reforçar a importância destes profissionais que estão sempre em busca da excelência, transformando o mundo por meio da educação. Abordando o tema “Educação e Transformação: a importância do professor na sociedade”, a palestrante Ms. Gina Vieira da Ponte de Albuquerque compartilhou sua experiência, mostrou aos alunos o papel da educação e a importância de utilizar diferentes técnicas de aprendizagem, com metodologias ativas que envolvam o pensar de jovens e adolescentes.

Gina Vieira também mostrou aos acadêmicos o projeto Mulheres Inspiradoras,  refletindo sobre a campanha “Nós Dizemos Não a Qualquer Forma de Violência Contra Mulher”. No projeto Gina utilizou metodologias diferenciadas, visando o engajamento dos alunos do 9º ano, e fazer com que este jovem se posicionasse como protagonista no aprendizado além de compreender a importância do combate à violência, do papel da mulher e do respeito.

A palestra foi mediada pela Coordenadora do curso de Pedagogia, Gislaine Buraki, onde debateram também aspectos de vulnerabilidade social e desigualdades, apontando a importância do profissional da pedagogia junto aos adolescentes em relação ao estudo. “Muitas vezes eles não veem na educação, na escola, o motivo pelo qual precisam estudar ou porque precisam estar nesse espaço. Seja por causa de desmotivação, falta de apoio, ou ajuda de renda. Nós [pedagogos] quando iniciamos o curso de licenciatura de pedagogia, estamos firmando este compromisso com a educação”, ressalta a coordenadora.

20.05.2020

Dia do Pedagogo gera debate sobre o papel da educação

Acadêmicos de Psicologia conhecem e aprendem mais sobre os locais de estágio de Psicologia Social
O papel do Agronegócio diante da crise econômica é tema de palestra para o curso de Agronomia