Direito em tempos de Pandemia é tema de aula magna do curso de Direito na Univel

Direito em tempos de Pandemia é tema de aula magna do curso de Direito na Univel

Direito em tempos de Pandemia é tema de aula magna do curso de Direito na Univel

 

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender com um dos profissionais mais renomados da área 

Um tema muito relevante foi abordado na aula magna do curso de Direito do Centro Universitário de Cascavel - Univel intermediada pelo professor Alexandre Barbosa. De Salvador, Bahia, os acadêmicos receberam o Dr. Pablo Stolze Gagliano que proporcionou uma imersão valiosa abordando “Direito em tempos de Pandemia”. “É uma imensa honra receber um convite da Univel, essa aula magna teve um significado importante, primeiro pela oportunidade de ainda que virtualmente estar próximo de uma comunidade docente e discente tão querida e respeitada em todo o país. Foi a primeira vez que eu debati em nível nacional os novos artigos da Lei da Pandemia e estou me referindo aos artigos cujos vetos foram rejeitados pelo congresso nacional, primeira oportunidade para falar e refletir sobre os artigos. Isso vai ao encontro de uma necessidade social muito premente que é a compreensão do direito pandêmico e pós-pandêmico. Foi um momento muito especial academicamente e também afetivamente porque a Univel, os amigos, professores e alunos são muito especiais pra mim, obrigado pela oportunidade”, expõe o Dr. Pablo Stolze Gagliano. 

A acadêmica Emanueli Kottvitz entende que é muito importante o incentivo aos alunos para participarem dessas palestras e trazer ilustres juristas para o meio acadêmico. “O excelentíssimo Dr. Pablo Stolze é um ícone para quem cursa direito, várias doutrinas dele são usadas como base no curso e na vida profissional, então é ótimo que a Univel tenha conseguido essa presença. A questão de ter sido virtual foi ótima, pois aumenta a chance de mais estudantes, profissionais e outros interessados a participarem. A dinâmica foi boa e a abertura do chat para que os ouvintes pudessem participar também foi excelente”, observa Emanueli Kottvitz. 

Para o coordenador do curso de Direito da Univel, Eduardo Biavatti Lazarini a aula magna foi de suma importância. "Primeiramente foi importante pelo tema escolhido, por tratar da Lei n.º 14.010/2020, conhecida como Lei da Pandemia, a qual trouxe diversas alterações nas relações jurídicas e sociais. Temas extremamente novos e relevantes para o Direito. De igual forma, pelo palestrante, que apresentou de forma simples e eficaz, as alterações trazidas pela referida Lei, mas com conteúdo da mais alta indagação. Constatou-se, portanto, uma ótima oportunidade de aprendizagem e atualização, não só para os acadêmicos, mas também para todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar", diz Eduardo. 

A acadêmica do curso de Direito, Laiz Naldielli Batista de Oliveira gostou da experiência de aprender com um profissional tão reconhecido da área. "O doutor Pablo Stolze é um dos maiores doutrinadores do direito no Brasil. A palestra foi em uma linguagem simples facilitando o entendimento dos alunos que estão iniciando no curso este ano. Gostei muito porque ele trouxe exemplos, compartilhou sua experiência e isso nos inspira na busca pelo conhecimento", conta a acadêmica. 

Como forma de inspiração, Pablo Stolze deixou uma mensagem de reflexão e incentivo para os acadêmicos da Univel. “Estudar é fundamental, não estudar por obrigação, mas tentar encontrar o amor pelo estudo ao direito. É muito difícil uma pessoa se realizar profissionalmente, sem amar aquilo que ela faz, então o amor ao estudo e o cultivo a esse sentimento. Mantenham no coração de cada um a mais importante e necessária das virtudes no campo do direito e na vida: humildade. Não importa a função que você vai exercer, o cargo que venha a ocupar, a atividade que vai desempenhar ou se atingiu o ponto máximo na sua carreira, sempre mantenha a humildade dentro de você, porque ela é uma força espiritual e tenho certeza que assim realizamos nossos sonhos”, conclui  Pablo Stolze. 

Por: Núcleo de Comunicação 

15.09.2020

Galeria de Fotos

Alunos de Direito da Univel aprendem a montar processo em atividade prática
Profissional dos EUA realiza palestra para acadêmicos de Educação Física da Univel