Direito violado do advogado é assunto em palestra na Univel

Direito violado do advogado é assunto em palestra na Univel

Direito violado do advogado é assunto em palestra na Univel

Acadêmicos do curso de Direito da Univel, participaram de uma palestra com membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Cascavel.  O evento, que aconteceu no auditório, abordou temas relacionados às violações dos direitos dos advogados, o que é comum em todas as esferas. Não ter acesso ao inquérito, por exemplo, é uma situação vivenciada com frequência. De acordo com o palestrante, e advogado, Rômulo Mingotti, o abuso de autoridade, é um dos maiores problemas enfrentados pelos profissionais, "Em um processo, o advogado age em defesa dos direitos de uma pessoa, e, quando as prerrogativas são violadas, ele é impedido de exercer o direito do cliente", ressalta. Na área criminal, civil, ou administrativa, o advogado só consegue êxito, se tiver conhecimento dos seus direitos. "Se ele não conhece o direito dele, aceita injustiça e desmando, e, causa prejuízo para o cliente", complementa.

A Constituição Federal diz, que o advogado é indispensável para a administração da justiça, assim, para exercer a função, saber o direito material e o direito processual, é primordial. Segundo a palestrante, e advogada, Angélica Limberger, quando o profissional chega em uma delegacia, na parte da noite, ele tem que ter acesso ao cliente, e ao inquérito. O advogado, está no mesmo grau hierárquico que um juiz, promotor ou um delegado, isso, é uma prerrogativa, "Só a lei está acima do advogado", ressalta. Na ocasião, o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais da OAB de Cascavel, Marroquis Borgo Freire, alertou os acadêmicos, para o quanto é importante, desde muito cedo, começar a pesquisar para o que serve a OAB e cobrar o respeito ao profissional, "As prerrogativas são a forma de exercício da cidadania, de poder proteger o cliente de alguém", conclui.

Os palestrantes instigaram o dever que um acadêmico de Direito tem que ter, e abordaram que advogado bom, é advogado bem preparado, que busca conhecimento, que tem noção do todo, por isso, deve sair da faculdade com consciência crítica, para ter a satisfação de ganhar uma liminar, e dizer para o cliente que ele não vai morrer; que o plano de saúde vai pagar. De acordo com a acadêmica de Direito, Josiane Merchiori, as questões levantadas, apontam situações reais, "Tem coisas que a gente não sabe, e com a palestra é possível esclarecer as dúvidas" . Segundo a Coordenadora Geral do curso de Direito, Caroline Buosi Velasco, existe uma grande preocupação da Univel, justamente neste sentido, de preparar os acadêmicos, daí a importância do que foi trazido pela OAB, "O evento, traz a informação, provoca interesse, e, desperta a atenção para que o assunto seja discutido dentro da sala de aula". 

Por: Núcleo de Comunicação

16.08.2017

Fotos

 

Esculturas que fazem parte da História da Univel são revitalizadas após processo de modernização da Instituição
Silêncio e respeito, prioridades para uma boa leitura