Drama da comunidade deu vida à produção cinematográfica

O compartilhamento de conhecimento com a comunidade é o resultado do 1º Festila (Festival Universitário Audiovisual) desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Univel. Aprendizado que rendeu quatro documentários com diferentes abordagens relacionadas as experiências, as conquistas e as dificuldades dos próprios moradores e foram parar nas telonas da 9ª edição Festival do Cinema de Cascavel.
Os acadêmicos e professores da IES (Instituição de Ensino Superior) monitoraram um minicurso de três dias com jovens estudantes do Ensino Médio para produção de curtas-metragens de documentários.
Diego Hellstrom, 17 anos, do 2° semestre de Jornalismo, participa do projeto de extensão da Univel e teve pela primeira vez o contato com estudantes do Ensino Médio para repassar o que aprendeu em sala de aula. “Nunca tive uma experiência como essa. Foi tudo muito novo, aprendi como fazer um roteiro e participar da produção de um curta-metragem. Sempre tive o desejo de participar de projetos com Ensino Médio, mas não imaginava fazer algo de tamanha qualidade”, diz orgulhoso o futuro jornalista que aprimorou o conhecimento sobre edição, filmagem e abordagem de fontes para entrevistas. “No início com as entrevistas não tinha a mínima ideia de como ficaria. É algo muito surreal, que me surpreendeu”.
Após a construção de todo roteiro, com câmeras e microfones nas mãos, estudantes e acadêmicos da Univel foram a campo e produziram os vídeos independentes: "Qual o seu peso?",que aborda a alimentação, bullying - termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica - e obesidade infantil; "Avenida Tito Muffato" de ponta a ponta, onde a população é que apontou problemas, cobranças e benefícios de uma das mais importantes vias do Bairro Santa Cruz, inclusive contando a história do pioneiro da cidade; "Para a vida" é outro curta-metragem que destacou atividades físicas de paradesporto oferecidas no Complexo Esportivo Ciro Nardi e "Céu", documentário sobre a mudança de vida propiciada pela implantação do Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU, onde são oferecidos cursos aos moradores.
A estudante Fernanda Parres, 13 anos, fez questão de levar os pais para assistir o resultado de todo trabalho desenvolvido com o apoio dos acadêmicos da Univel. “Minha família ficou muito feliz com o resultado. Foi uma experiência única que trouxe muito conhecimento. Fiquei feliz com tudo. Essa produção vai fazer diferença no mercado profissional”, ressalta a estudante.

FESTILA
O Festila pretende fomentar a discussão de temas contemporâneos a partir da reflexão de todas as etapas da construção do vídeo, a começar pela escolha do tema, até chegar a seu produto final. Nessa medida, a realização de vídeos pela comunidade e, em especial por adolescentes e jovens, contribui na educação no desenvolvimento da imaginação, da memória, da sensibilidade, dentre outras capacidades.
A direção da produção de todo material teve orientação dos jornalistas e professores JosimarBagatoli e Letícia Garcia, que expuseram a técnica desde a captura de imagens, ângulos até a produção de roteiros, técnicas de entrevistas e edição. “A Univel cumpre a função social e de construção de caráter humano ao compartilhar todo conhecimento e abrir as portas da instituição de ensino para revelar o que é produzido internamente: um material de qualidade elogiado pelos mais gabaritados profissionais, produzido por acadêmicos da Univel e por estudantes”, afirma Bagatoli.

Para assistir os documentários na íntegra é só acessar os links abaixo:

Céu - https://www.youtube.com/watch?v=5IzZaYzAKxM

Tito Muffato de ponta a ponta https://www.youtube.com/watch?v=Odo8mgBOT1c