Educação Indígena: Acadêmicos do curso de Pedagogia da Univel realizam visita em aldeia Tekoha Añetete

Educação Indígena: Acadêmicos do curso de Pedagogia da Univel realizam visita em aldeia Tekoha Añetete

Educação Indígena: Acadêmicos do curso de Pedagogia da Univel realizam visita em aldeia Tekoha Añetete

Durante a visita, os acadêmicos participaram da Semana Cultural Indígena Guarani e puderam conhecer os processos de funcionamento de uma escola dentro de uma aldeia em Diamante do Oeste

 

Os acadêmicos do 7° semestre do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Cascavel - Univel, tiveram a oportunidade de conhecer a aldeia indigena Tekoha Añetete, localizada em Diamante do Oeste. A atividade fez parte da disciplina de Estágio Supervisionado nas Modalidades de Educação, na qual os estudantes estão conhecendo in loco instituições que fazem parte das mais diversas modalidades de ensino.  

A visita em questão foi realizada com o propósito de conhecer a modalidade de educação indígena. De acordo com a professora responsável pela disciplina, Marileia de Bone, os acadêmicos puderam conhecer o funcionamento da instituição, a cultura e os costumes da aldeia. “Na visita, eles puderam apreciar a mostra cultural da Semana Cultural Indígena Guarani, com a realização de danças, artesanato e atividade dos alunos. Quem nos acompanhou foi a egressa do curso de Pedagogia da Univel, Francielly Maceno, que atua nessa instituição e nos recebeu para contar sobre o funcionamento, organização e como acontecem as atividades dos alunos”, explica Marileia.

Para a acadêmica de Pedagogia da Univel, Amanda Jaqueline Da Silva Nascimento, a visita foi uma oportunidade de conhecer de perto a cultura do indígena e compreender as diferenças de funcionamento de uma instituição de ensino em uma aldeia.  “A visita foi incrível em todos os sentidos! Nós conhecemos a cultura do indígena, os costumes, o espaço e compreendemos que é de extrema importância respeitar tudo que envolve a cultura e os direitos indígenas. Tínhamos visto somente a teoria e ver a modalidade de ensino indigena na prática é de extrema importância. Conhecemos o currículo escolar da instituição e a professora explicou sobre o ciclo (ou calendário) do indígena e como é importante respeitar o seu ano e a cultura. O  ensino ocorre com a união entre o conhecimento científico e a cultura do índio”, conta Amanda. 

“De um modo geral, a experiência tanto para mim quanto para toda a turma, se mostrou muito significativa. Mesmo lendo textos, artigos, livros e depoimentos dos profissionais que trabalham nessa modalidade, não conseguimos compreender o rol de processos que acontecem em uma escola funcionando dentro de uma aldeia. Estamos acostumados com as escolas de ensino regular do perímetro urbano e quando a gente vai até esses locais e conhecemos de perto outras modalidades, conseguimos perceber que vai muito além do que os textos falam. Foi uma experiência muito boa, de sair da zona de conforto e perceber que existem outras possibilidades de atuar e tornar o ensino significativo para as pessoas”, declara a acadêmica do curso de Pedagogia da Univel, Ana Paula. 

 

Por: Núcleo de Comunicação

27.05.2022

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