Educação por meio da música: Artes e Pedagogia participam de projeto de extensão voltado para novas metodologias de aprendizagem

O projeto busca desenvolver com os alunos novas técnicas para trabalhar com a música em escolas

Os alunos dos cursos de Artes e Pedagogia (presencial e a distância) do Centro Universitário de Cascavel - Univel começaram a participar de um projeto de extensão que pode ser um grande diferencial para suas carreiras. O projeto “Metodologias Aplicadas a Educação Musical”, busca ampliar as possibilidades didáticas e as metodologias do docente através da música. Por meio da musicalização e arte-educação, o aluno terá a sua disposição alternativas criativas e lúdicas que contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e expressivas.

Utilizando teoria e prática, o projeto irá desenvolver novas técnicas para trabalhar com a música em escolas, agregando novas metodologias ao educador, como: canto, contexto histórico, instrumentos musicais, jogos, contação de história, parlendas, rimas e muita prática rítmica. “Nós verificamos que havia uma lacuna em relação a utilização da música e os seus benefícios para trazer desenvolvimento e aprendizagem das crianças e adolescentes. O nosso objetivo então, é capacitar professores para trabalharem com recursos didáticos diferenciados com a música, tanto nas disciplinas de artes, mas também como uma ferramenta pedagógica para outros conteúdos. O primeiro encontro já foi bem interessante e eles demonstraram muitas habilidades rítmicas”, conta a Professora responsável pelo projeto, Simone Frank Fontana.

06.05.2019

O primeiro lugar da categoria Amador do II Desafio Cine 100 é da Univel