Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo promovem o I Concurso de Aparato de Proteção ao Ovo da Univel

Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo promovem o I Concurso de Aparato de Proteção ao Ovo da Univel

Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo promovem o I Concurso de Aparato de Proteção ao Ovo da Univel

 

Já ouviu falar de APO - Aparato de Proteção ao Ovo? É uma competição nacional que foi desenvolvida pelo IBRACOM - Instituto Brasileiro do Concreto com o objetivo de estimular, por meio da competição, o desenvolvimento de elementos estruturais que resistam à cargas dinâmicas, tirando o máximo proveito das propriedades do concreto armado.

Inspirados neste projeto, os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo elaboraram o I Concurso de Aparato de Proteção ao Ovo (APO) da Univel. Neste concurso os alunos foram desafiados a projetar e construir um pórtico em concreto armado, capaz de resistir a cargas crescentes, protegendo um ovo colocado embaixo deste aparato.

O teste de resistência foi realizado soltando um peso de 13,5 kg a 0,50 metro, depois este mesmo peso à 1M, na sequência à 1,50M e pôr fim a 2,00 metros. “A intenção foi associar o conteúdo que os alunos aprenderam em sala de aula à prática, e relacionar a engenharia e esta estrutura como uma escala menor das estruturas que convivemos, porque se uma estrutura não resiste, na vida real nós somos o ovo que pode ser quebrado”, explica o Coordenador do curso de Engenharia Civil, Pablo Lazarini.

Ao todo, foram 20 equipes participantes, compostas de 2 à 4 alunos dos dois cursos. “Os acadêmicos aprendem sobre dosagem de concreto, funções da armadura, e outras tecnologias que precisam ser empregadas para o bom funcionamento da estrutura. É uma maneira lúdica e didática para ensinar estes conteúdos que são tão importantes para eles enquanto profissionais”, explica o professor Christian Oliveira.

Vencedores do concurso:

1º Lugar - Equipe Concretiza de Arquitetura e Urbanismo

  • Resistiu ao peso à 1,5m de altura, e o pórtico pesou 3800g;
  • Equipe: Caroline Liberali, Érika Jenifer Queiroz, Jocielli da Silva Santos, Liliane Kessler Remonatto e Silvia Sandra de Almeida Maciél.

 

2º Lugar - Equipe Engemada de Engenharia Civil

  • Resistiu ao peso à 1,5m de altura, e o pórtico pesou 4807g;
  • Equipe: Andre Felipi Betanin, Victor Marco de Borba, Peterson Angelo Barbosa, Bruno Lopes e Matheus Dalto Montenegro.

 

3º Lugar - Equipe Engenhovo de Engenharia Civil

  • Resistiu ao peso à 1,5m de altura e o pórtico pesou 4903g
  • Equipe: Ana Paula Paulin, Leonan Eduardo, Lucas Lopes e Matheus Kronbauer

 

Parabéns a todas as equipes participantes! Para ver um pouco mais de como foi o Concurso de APO confira em nossos destaques do Instagram @univeloficial.

Por: Núcleo de Comunicação

28.05.2019

Galeria de fotos

Galeria de fotos

Pós-Graduação da Univel proporciona formatura para os novos especialistas
Projeto de Pesquisa “Combatendo a violência contra a mulher” sobre a violência em Cascavel