Engenharia de Produção da Univel desenvolve projeto que auxilia mulheres do CRAS

Engenharia de Produção da Univel desenvolve projeto que auxilia mulheres do CRAS

Engenharia de Produção da Univel desenvolve projeto que auxilia mulheres do CRAS

 

O projeto “Oficinas de Produção Artesanal para Mulheres” proporciona as participantes a chance de aprender a fazer produtos para adquirir uma renda extra

O projeto de extensão “Oficinas de Produção Artesanal para Mulheres”, do curso de Engenharia de Produção, realizou a sua primeira ação. As mulheres do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que estão participando do projeto, aprenderam no último mês a produzir doces e geleias e venderam esses produtos na última quinta-feira (16), na cantina do Centro Universitário de Cascavel - Univel.

A feira possibilitou que as participantes adquirissem uma renda extra por meio dos produtos que fizeram. “A oficina é muito importante para mim, é uma oportunidade de fazer os doces para vender e ajudar na renda da família. Aprendi a fazer doce de maracujá com manga, mamão, abóbora com coco e geleia de abacaxi com pimenta. Foi muito legal”, conta Neiva Pereira.

A Coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Fernanda Paola Butarelli, foi uma das idealizadoras do projeto, e contou como foi o processo da oficina. “Em um mês elas aprenderam sete receitas, e receberam um manual com um passo a passo, para repetir em casa. Todas já estão produzindo e vendendo para amigos e familiares”, conta.

Sobre o projeto 

O projeto surgiu dos professores de Engenharia de Produção com o objetivo de possibilitar a essas mulheres uma forma de adquirir renda por meio de produtos que elas podem fazer em casa com materiais acessíveis. 

Para a Coordenadora do CRAS, Jhesy Fernanda Martins, a proposta do projeto é inovadora e dará muitas possibilidades às participantes. “Temos dificuldades para inserir essas mulheres no mercado de trabalho, geralmente elas cuidam de alguém e desempenham um papel importante na família. Nós precisamos dar possibilidades para elas desenvolverem um trabalho em casa. A Univel para nós da comunidade tem um peso muito grande, de muita responsabilidade, e as pessoas acreditam no trabalho que é desenvolvido ali, então eu penso que a parceria dará muito certo”, explica.

Os alunos do curso também estão envolvidos, auxiliando em todas as etapas, desde a preparação dos doces, até no cálculo dos custos e técnicas de venda. A próxima oficina será focada em sabonetes e sabão, em que as participantes aprenderão a produzir utilizando materiais recicláveis e novos, para desenvolver produtos artesanais. 

Por: Núcleo de Comunicação

21.08.2019

Galeria de fotos

Alunos e professores de Direito da Univel realizam atendimento gratuito no programa Justiça no Bairro
Jornada de Artes Visuais e Pedagogia fomenta a arte e a educação