Estudantes de Agronomia da Univel participam de aula prática na Fazenda Escola

Acadêmicos aprenderam sobre os diferentes sistemas de cultivo e a irrigação do solo por gotejamento

Vivenciar na prática a realidade de um produtor rural. Esse foi o desafio apresentado aos estudantes do curso de Agronomia do Centro Universitário de Cascavel – Univel que, recentemente, tiveram uma aula diferente na Fazenda Escola. Eles aprenderam sobre os diferentes sistemas de cultivo e a irrigação do solo por gotejamento.

O professor Júlio César Antunes Ferreira, da disciplina de Olericultura II, explica que a atividade teve como objetivo levar os alunos a observarem como implementar no campo os sistemas de cultivo e quais são as vantagens e desvantagens de cada um. “Nessa disciplina trabalhamos com hortaliças folhosas e tuberosas, que são plantas de curto ciclo. E temos diversos sistemas de cultivos, desde o plantio convencional, direto, policultivo. É o que os alunos veem em teoria em sala de aula e podem aplicar na prática na Fazenda Escola”, destaca.

Ele ainda complementa que a finalidade é preparar os alunos para o mercado de trabalho. “A partir do momento que vê na teoria e concretiza isso na prática, o aluno vê que é diferente na prática e isso é fundamental para o curso de Agronomia. É muito satisfatório ver que o conteúdo, o conceito, que a aprendizagem consegue ser inserida na cabeça desse aluno. É extremamente importante que ele saia sabendo como funciona na teoria e como funciona na prática”, frisa.

A estudante Sabrina dos Santos Matos, que cursa o 8º período de Agronomia, conta que com a atividade puderam vivenciar na prática as dificuldades que o produtor rural tem no campo. “Vimos que não é fácil a realidade. Vemos os produtos no mercado, mas não sabemos como funciona até chegar lá, todo o processo. Entendemos as dificuldades, que depende do tempo também; do clima; que pode ter uma estufa ou não, mas depende dos recursos do produtor. Foi bem interessante; eu gostei bastante de fazer o trabalho. Melhor do que ver só o que está em sala de aula; fizemos a prática, então temos uma outra visão”, pondera.

Já a aluna Bruna Luiza de Oliveira desenvolveu um trabalho com palha enriquecida. “Foi muito bom fazer esse trabalho porque a gente aprende na prática; é diferente do que aprende dentro da sala. Montamos os canteiros com restos de árvores, folhas, galhos, mais o esterco bovino e plantamos os rabanetes”, disse, revelando que escolheu fazer Agronomia porque já tinha vínculo com a área porque os pais sempre estiveram ligados ao sítio.

Irrigação por gotejamento

Outra atividade desenvolvida com os estudantes foi uma aula prática sobre irrigação por gotejamento, ministrada pelo professor Floriano Luiz Suzechi, da disciplina de Irrigação e Drenagem. “A primeira parte da aula seria a montagem do sistema de irrigação, em que os alunos veem quais são as peças utilizadas; o quanto é prático e fácil de fazer essa montagem”, conta.

Já a segunda etapa da aula é verificar se o sistema está funcionando da maneira correta. “Ver se a vasão do começo dos gotejadores está parecida com a final da linha de gotejadores. Para isso, a gente faz o teste de uniformidade. Faz a coleta das vasões; faz alguns cálculos e consegue classificar se essa irrigação está com a uniformidade dentro dos padrões que deveriam estar”, avalia.

29.11.2021

Galeria de Fotos

Descubra o seu novo mundo: Univel promove Vestibular 2022 e o maior evento de educação da região, o Univel Play
Nutrição Materno Infantil: Acadêmicos do curso de Nutrição da Univel realizam aula prática sobre técnicas de introdução alimentar